segunda-feira, 25 de março de 2013


GPE/GB congratula-se com  acordo entre governo e sindidicatos dos professores

Bissau, 22 Mar 13 (ANG) -  O grupo dos Parceiros da Educação na Guiné-Bissau saúdam o acordo recentemente alcançado entre o Governo e os Sindicatos dos Professores, o qual pôs fim à greve dos professores.

Através de um comunicado, sem data, ao qual a ANG teve acesso, o grupo (Nações Unidas, agências de desenvolvimento, doadores, ONGs internacionais e nacionais), disse que este acordo foi possível graças a prevalência do bom-senso e do sentido de responsabilidade de ambas as partes, perante o dever de garantir o direito das crianças Guineenses à educação.

Os Parceiros da Educação reconheceram e enalteceram igualmente os esforços e a contribuição das associações de pais e encarregados de educação e dos estudantes, bem como da rede das escolas privadas para o alcance deste objectivo.

Segundo a organização, em consequência das duas últimas greves de professores ocorridas no país, os alunos das escolas públicas perderam o equivalente a um terço do ano escolar.

Entretanto, restam apenas 80 dias de aulas, durante os quais será de crucial importância evitar mais interrupções, e realizar um esforço especial para que as crianças possam adquirir o nível de aprendizagem mínimo para transitarem de ano.

A organização apelou a todos os professores e alunos para o seu regresso à escola e às salas de aulas, de forma a permitir a recuperação e a aquisição dos conteúdos necessários de ensino no escasso tempo lectivo ainda disponível.

“ O papel das associações de pais, encarregados de educação e dos estudantes continuará a ser importante na mobilização para o regresso às aulas”, sublinhou a nota.

No comunicado, o grupo sublinhou a importância duma atenção acrescida do Governo às necessidades do sector educativo e reitera a sua vontade, disponibilidade e compromisso em apoiar o desenvolvimento do sector educativo da Guiné-Bissau.

FGS/ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário