terça-feira, 21 de maio de 2013


Restos mortais do ex. Presidente Henrique Pereira Rosa sepultado perante centenas de Pessoas

Bissau, 21.Mai.013- (ANG) – Os restos mortais do ex. Presidente da República de Transição Henrique Rosa Pereira Rosa, foi hoje sepultado no Cemitério Municipal de Bissau, perante centenas de pessoas, entre familiares, amigos, políticos e empresários.

As cerimónias fúnebres iniciaram na Sê Catedral de Bissau, em que foi homenageado com uma missa do corpo presente, cânticos religiosos, na voz dos fiéis que acreditam que a sua alma será recebida em paz no paraíso do senhor.

Ao contrário do previsto, o corpo de Henrique Rosa não contou com honras de um funeral de Estado, pois o cadáver não fora exposto na ANP, porque, segundo justificações, o malogrado nunca foi eleito deputado de nação e nem foi escolhido de forma democrática para exercer o cargo de Chefe de Estado.

Henrique Pereira Rosa nasceu na cidade de Bafatá no leste da Guiné-Bissau a 18 de Janeiro de 1946, foi um empresário reconhecido e um católico fervoroso.

Em 2003, assumiu transitoriamente as rédeas do poder, após o golpe de Estado que derrubou Kumba Yalá e durante os dois anos em que foi chefe de Estado de Transição, mereceu elogios da Comunidade Internacional.

Henrique Pereira Rosa faleceu aos 66 anos de idade na madrugada do dia 15 de Maio, na cidade do Porto, em Portugal, onde se encontrava há meses em tratamentos médicos.

ANG/ AI, PFC




Sem comentários:

Enviar um comentário