quarta-feira, 26 de junho de 2019

Tempestade de Binar


  Sinistrados  já beneficiaram  de 3.500 dos seis mil chapas de zinco  necessários

Bissau,26 Jun 19(ANG) – O deputado da bancada do  partido Aliança do Povo Unido(APU-PDGB), para o Círculo Eleitoral 5, afirmou que já estão a entregar alguns donativos aos sinistrados da tempestade que assolou no passado dia 18 do corrente mês, a secção de Binar, sector de Bissorã, no norte do país e que devastou cerca de 60 casas e cacifos comerciais.

“Já recebemos importantes ajudas dentre as quais, de dois mil chapas de zinco da parte  do administrador da empresa Cheta e que já foram distribuídos para os proprietários de 10 casas destruídas pelos ventos fortes, tendo cada um beneficiado de  200 chapas”, explicou Umaro Conté em declarações exclusivas à ANG.

Conté informou ainda que no passado sábado, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá se deslocou à secção de Binar acompanhado de alguns dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), tendo dado  apoio  pessoal ás vítimas da tempestade, no valor de 200 mil francos CFA, 20 sacos de arroz e 30 litros de óleo alimentar.

O deputado da Nação sublinhou que os populares de Binar beneficiaram ainda na manha de hoje, de uma doação de 1500 chapas de zincos da parte da empresa Chery Trading.

Anunciou igualmente que o Cônsul da índia no país prometeu desbloquear algum apoio ainda não especificado para os sinistrados de Binar, que estão a sofrer  debaixo de sol, orvalho e chuva principalmente as crianças.

“Lançamos um apelo às diversas entidades para que façam gestos em prol das populações que estão a sofrer devido a um fenómeno alheio as suas vontades”, disse o deputado Umaro Conté, frisando que até a data presente o Governo ainda não fez nenhum gesto de apoio e solidariedade para com as vítimas.
Por sua vez,  o Presidente da Comissão Encarregue de Levantamento dos Estragos da Tempestade disse que até o momento todas as ajudas angariadas não atingiram os 50 por cento do que os populares de Binar precisam.

Karam Samba Lamine Cassamá enalteceu apoios e prontidão dos cidadãos estrangeiros que trabalham no país, tendo apelado aos empresários nacionais para fazerem a mesma coisa.

Declarou que, de acordo com os levamentos feitos pela Comissão, são precisos seis mil chapas de zincos para a cobertura de todas as casas atingidas pela tempestade em  Binar.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário