quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Luta contra Raiva


Direcção Geral da Veterinária vacinou cerca de 8 mil animais de estimação ao nível nacional

Bissau, 19 dez 19(ANG) - A  Direcção Geral da Veterinária  conseguiu vacinar cerca de 8 mil animais domésticos e de estimação entre os quais cães, gatos e macacos, ao nível nacional, no âmbito do combate à Raiva no país.

A campanha se insere nas celebrações do Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, assinalada a 28 de setembro passado.

A revelação foi feita por  Bernardo Cassamá, o Director-geral desse serviço em declarações  à Agência de Notícias da Guiné (ANG), em jeito de balanço da campanha gratuita de vacinação contra a Raiva que decorreu durante um mês ou seja de 28 de setembro à 28 de outubro de 2019, e  que foi considerado de positiva.

Cassama revelou que foram vacinados  7.823 animais, dos quais  5.331 da capital Bissau e 2.492 das regiões.

Segundo Bernardo Cassama, a campanha foi levada a cabo por duas brigadas móveis que se deslocavam diariamente aos diferentes bairros de Bissau, não só para vacinar os animais mas também para  sensibilizar, com antecedência, os  moradores desses bairros, para possibilitarem que os seus animais fossem vacinados. 

Em relação as regiões, disse que conseguiram vacinar 2.492 entre cães, gatos e macacos, número que considera pouco, devido a  falta de hábito da parte das populações  nas regiões.

Por esta razão, segundo Cassamá, a Direcção Geral da Veterinária prevê a realização, dentro em breve, de uma nova campanha de sensibilização popular nas regiões sobre as vantagens de vacinação de animais contra a Raiva.

Segundo Bernardo Cassamá, dos  2.492 animais vacinados nas regiões, 162 são da região de Biombo, Quinara 120, Tombali 428, Bolama/Bijagós 124, Gabu 551, Oio 166, Cacheu 591 e a região de Bafatá, 350 animais domésticos.

Aquele responsável apela à população para não desperdiçar as campanha de vacinação gratuita dos seus animais, a fim de contribuir  para a eliminação da doença de Raiva.

Acrescentou  que ainda há vacinais disponíveis, e que a campanha de vacinação dos  animais continua, de forma gratuita,nos serviços veterinários em todo o país.

 “A Raiva é uma doença que não tem cura, quando uma pessoa é mordida por um cão deve imediatamente recorrer aos serviços veterinários mais próximo para receber orientações para salvar a sua vida”,disse Bernardo Cassama.

Questionado sobre a situação de animais vadíos que diambolam na cidade de Bissau, disse que cabe à Câmara Municipal de Bissau, enquanto gestor de cidade,  implementar a código de postura para resolver esta situação, tal como se fazia antes, em que estes animais são apanhados e levados para os serviços de veterinária para serem vacinados.

Disse que a Organização Mundial para a Saúde Animal e Aliança Global contra a Raiva lançaram uma iniciativa, que prevê a erradicação da doença até 2030 para que  não morram mais pessoas devido ao vírus da Raiva. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário