sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Religião/óbito


 Padre Domingos da Fonseca morreu quinta-feira em Zinguinchor vítima doença

Bissau, 20 dez 19(ANG) – O Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional “Caminhos para a Consolidação da Paz e  Desenvolvimento”, Padre Domingos da Fonseca faleceu na quinta-feira, em Ziguinchor, República do Senegal vítima de doença  relacionada à insuficiência renal.

O anúncio da morte do pároco foi feito pela Igreja Católica guineense.

Padre Domingos também desempenhou as funções de vigário geral da Diocese de Bafatá e  pároco da paróquia de Bambadinca,e  até a data da sua morte liderava uma comissão  de 32 elementos entre académicos , membros de organizações da sociedade civil, juristas, militares, dirigentes políticos e religiosos.

 A referida comissão tem como principal objectivo criar condições para que a Conferência Nacional que se realize em tempo razoável difina um modelo de reconciliação entre os guineenses.

Segundo Ricardo Semedo, jornalista sénior da Rádio Nacional que integra a Comissão,  o falecimento do Padre Fonseca ocorre numa altura em que a comissão já tem concluída as fases preparatórias técnicas para a realização da Conferência, que consistiram na conclusão da disseminação do relatório da Comissão e formação de delegados que irão orientar debates sobre as opções dos modelos e mecanismos de reconciliação.

“A Comissão já dispõe de um documento-base sobre as orientações e etapas da Conferência nacional Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento”, disse Semedo.
Na cerimónia de sua investidura nessas funções , em maio de 2015,o malogrado apontou a promoção  da paz como  seu principal objectivo.ANG/JD/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário