segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Eleições Gerais/Presidente do CNCS elogia desempenho da ANG e Jornal Nô Pintcha na cobertura  da campanha eleitoral

Bissau, 17 Nov 25(ANG) – O Presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social(CNCS), elogiou o desempenho da Agência de Notícias da Guiné(ANG) e do Jornal Nô Pintcha pela “cobertura isenta” que fazem à campanha eleitoral em curso, visando as eleições gerais de 23 de Novembro.



Domingos Meta Camara falava à imprensa no final da visita que a Direção do CNCS fez hoje à ANG e ao Jornal Nô Pintcha, no âmbito da fiscalização do cumprimento do Código de Conduta Eleitoral para as legislativas e presidenciais de 23 de Novembro.

Domingos Meta Camará considerou de positivo o balanço da visita feita aos dois órgãos de comunicação social público, tendo em conta os esforços que estão a fazer nas suas coberturas.

Disse que têm jornalistas experimentados, e que as dificuldades que enfrentam se relacionam ao acesso à  agenda dos concorrentes.

Camará apelou, pela segunda vez, aos candidatos, partidos e a coligação para aproveitarem estes últimos dias da campanha para estarem nos registos dos medias nacionais tradicionais, por serem os  mais credíveis.

Questionado sobre a publicação  nas redes sociais de  “sondagens  eleitorais”, Meta Camará respondeu que o CNCS não tem conhecimento dessas sondagens, porque “não existe nenhuma instituição credível no país para esse trabalho”.

Por sua vez, o diretor-geral do Jornal Nô Pintcha disse que como subscritor do Código de Conduta produzido pelo CNCS, estão a respeitar todas as regras a fim de evitar publicações que possam criar caos na sociedade, sobretudo neste período de campanha eleitoral.

Adulai Djaló reafirmou que a maior dificuldade tem a ver com o acesso às agendas de campanha  dos partidos, candidatos e coligação

“Infelizmente, não estamos a conseguir cobrir muitos partidos e candidatos   pois não têm, nem sede partidária e nem remeteram  seus programas de  deslocações  aos órgãos tradicionais. Preferem publicá-los   nas redes sociais”, disse Djaló.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário