quarta-feira, 12 de novembro de 2025


Eleições Gerais
/ Candidato Umaro Sissoco Embaló diz que ganha eleições na primeira volta e   indigita seu sucessor em 2031

Bissau 12 Nov 25 (ANG) – O Chefe de Estado cessante Umaro Sissoco Embaló afirmou terça-feira que a sua reeleição esta garantida logo na primeira volta das eleições gerais de 23 de Novembro, para terminar a obra iniciada e que será ele quem vai escolher o seu sucessor na Presidência em 2031.

Embaló falava num comício popular de campanha eleitoral no Bairro de Lála-Quema, em Bissau.

Disse que  ele não pode ser tribalista nem divisionista, porque cresceu num ambiente onde não existe raça nem etnia.

O candidato disse conhecer os problemas do Bairro de Impantcha(Lala-Quema), e promete a abertura de  estradas e construção de fontenários para que os citadinos do bairro possam ter água potável.

O candidato afirmou que já há fundos   para a construção da segunda via rodoviária em Bissau .

“O nosso objetivo é estabilizar e desenvolver o nosso país que não precisa de divisão. Por isso, a minha equipa tem pessoas de todas as etnias e religião e tenho  irmãos e irmãs da étnia papel”, disse.

Sissoco Embaló disse não estar em conflito com o candidato Fernando Dias, porque este não tem expressão eleitoral.

Disse que o seu adversário na corrida presidencial está a combater as pessoas que estão a apoiar a sua candidatura  com uma parte do PAIGC, e que no dia em que Domingos Simões Pereira sair dessa formação politica, o Agnelo Ragala, Geraldo Martins e outros vão sair também.

“Digo isso porque estas pessoas estão no partido só por oportunismo”, afirmou Embaló.

 Umaro Sissoco Embaló referiu que a Guiné-Bissau já faz parte do concerto das nações graças a sua diplomacia e que “não deve ser entregue a uma pessoa qualquer”.

Por seu turno, o Primeiro-ministro Braima Camará elogiou o Chefe de Estado “pelo seu espirito de unir todos os guineenses sem exceção”.

Camará disse que condena  a tribalização da sociedade, e todas as narrativas tribalistas que as pessoas querem introduzir no debate politico.

Sem citar os nomes, Camará acrescentou  que essas pessoas  não possuem argumentos nem honra, por isso estão a recorrer  pelo caminho de tribalização da sociedade guineense.

Salientou que, Umaro Sissoco Embalõ  não vai cair nesta armadilha, uma vez que todas as etnias da Guiné-Bissau são irmãos e convivem  na base da união.

Braima Camará disse que o  mandato de Umaro Sissoco Embaló será renovado no próximo dia 23 de Novembro e que dentro de seis  meses toda a Guiné-Bissau será eletrificada.

Disse que se juntou ao Embaló para que possa concluir o trabalho iniciado em prol do desenvolvimento do país.

A candidata para  o cargo de  deputada,  da Plataforma República “Nô Kumpo Guiné” Joelma Cubala Na Bian elogiou a participação popular no comício  e a comissão organizadora pelos resultados alcançados .

Juelma Na Bian declarou que, se merecer a confiança dos eleitores vai fazer mais do que a construção de uma escola e do mercado para a população do circulo eleitoral nº25. 

A campanha eleitoral cumpre hoje o 12º  dos 21 dias de duração, para as eleições legslatvas e presidenciais de 23 de Novembro, concorridos por 12 candidatos presidenias 13 partidos e uma coligação para as legislativas. ANG/MSC/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário