segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Eleições Gerais/ João Bernardo Vieira promete  criação de um Plano Nacional da Educação 2026/2030, com foco no ensino básico universal e técnico profissionalizante”, caso for eleito Presidente da República

Bissau, 17 Nov 25 (ANG) – O candidato independente à eleição presidencial, João Bernardo Vieira(JBV) procedeu hoje a apresentação pública de seu Manifesto Eleitoral em que  promete a criação de um Plano Nacional da Educação 2026/2030 com foco no ensino básico universal e técnico profissionalizante.

O pretendente ao cargo do Chefe de Estado da Guiné-Bissau salientou que o Manifesto tornado público hoje tem como  prioridades: a  educação , saúde, agricultura, juventude e tecnologia, bem com a unidade nacional e justiça.

Sobre as duas primeiras prioridades, o candidato apontou  como desafio a ausência de uma política pública consistente , e critica que tudo continua a ser feito na base de improviso, também criticou a falta de investimento nos profissionais que operam nesses setores ou seja professores, médicos e enfermeiros.

“A criação de um Plano Nacional da Educação 2026/2030, com foco no ensino básico universal e ensino técnico profissionalizante, a reabilitação urgente dos centros de saúde e hospitais regionais com equipas permanentes e fornecimento regular de medicamentos essenciais com o objetivo de descongestionar o Hospital Nacional Simão Mendes, são, entre outros, os desafios para a área da saúde e educação “, disse o candidato.

Na área da agricultura, João Bernardo Vieira propõe produzir mais, perder menos e valorizar quem trabalha.

Disse que o sucesso agrícola  passa pela mecanização da atividade e diversificação de produtos agrícolas criando condições para o consumo dos produtos locais.

A criação do Fundo Nacional de Agricultura e Desenvolvimento Rural para financiar produtores, a criação de um programa denominado de “Labur ami i jovem npudi kume nha labur”,estão entre as prioridades para essa área.

Para a Juventude e Tecnologia, como a terceira prioridade, João Bernardo Vieira disse que mais de 60 por cento da população guineense tem menos de 30 anos é uma força criativa, mas sem oportunidades de emprego e  com uma taxa do desemprego muito alta , o que tem estado na origem de emigração de muitos jovens a procura de melhores condições de vida.

“Se formos eleitos vamos usar a nossa influência junto do Governo para criar programa denominado de “Guiné-Bissau Digital”, com o propósito de levar a internet à todas as capitais regionais e escolas públicas. Vamos aproximar a juventude e políticos através de um  Fórum e Conselhos Consultivos Regionais de Jovens e a criação do programa Primeiro Emprego Jovem em parceria com o setor privado", prometeu.

Em relação a  última prioridade,   Unidade Nacional e Justiça, salientou que  a Guiné-Bissau precisa de realização de uma Conferência Nacional de Reconciliação e Unidade, que vai envolver todas as forças vivas da Nação, uma vez que o país viveu  décadas de divisões políticas, golpes e desconfiança entre instituições.

João Bernardo Vieira defende a institucionalização do  “Dia Nacional de Paz e Unidade” como via para a  superação dos conflitos vividos.

Para o  candidato  o sector de defesa e segurança de um país não se mede apenas pela força das armas, mas sim pela força da sua unidade, da sua disciplina e da sua confiança nas instituições do Estado.

“Um país seguro é aquele onde o povo vive em paz, onde os cidadãos confiam nas Forças Armadas e de segurança e onde a lei é respeitada por todos sem exceção. O nosso compromisso é claro, construir Forças Armadas e de Segurança modernas, republicanas e ao serviço da Nação e não de interesses particulares, bem como reforçar a formação e valorização dos nossos militares", prometeu
.

Para tudo isso, JBV promete aos militares e forças de segurança  condições dignas de trabalho e de vida e investimento em equipamentos modernos para garantir fronteiras seguras, combater o tráfico de drogas, o crime organizado e o terrorismo, e se distanciar da política.ANG/MSC/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário