Ébola
erradicada na Nigéria
Para chegar à esta conclusão foi preciso esperar quarenta e dois dias, ou seja o dobro do período de incubação sem que um caso positivo voltasse a aparecer.
De acordo com as normas da OMS, consequentemente o país está livre do ébola, quer dizer que a Nigéria erradicou a epidemia.
Com 20 casos recenseados e oito mortos, a Nigéria esta longe de ser o país mais afectado pelo vírus do ébola. É por isso que o anúncio da OMS vem reconhecer que os dispositivos colocados pelo país na luta contra a febre hemorrágica deram os seus frutos.
Um sucesso possível devido ao facto de a Nigéria possui um sistema de saúde suficientemente robusta.
Antes de tudo, uma campanha de comunicação muito eficaz fora direccionada as populações com explicações sobre os conselhos a seguir em caso de suspeitas de contaminação, e também ao pessoal da saúde.
Todos os casos suspeitos foram levados ao centro de quarentena por um período superior a 21 dias. E todos aqueles que tiveram algum contacto com pessoas suspeitas foram submetidas a um acompanhamento até se conformar que não estão infectados.
Em declarações a RFI, Kayode Obembe, presidente da Associação Nigeriana de Medicina disse que o sucesso da Nigéria terá impacto no mundo inteiro .
“A maneira como foi tratado o ébola foi um sucesso porque a Nigéria possui fortes estruturas de saúde”, disse Obembe.
ANG/RFI
Sem comentários:
Enviar um comentário