HNSM registou 70 % de Doenças respiratória aguda em Novembro
Bissau 3 dez 15 (ANG) – Setenta por cento de casos de doenças que deram entrada no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) em Novembro foram de natureza respiratória aguda.
"Neste período houve mais incidência de patologias como a asma, o bronquite e pneumonia aguda", disse a Diretora dos serviços clínicos do HNSM, em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné - ANG, que relaciona esta situação com as mudanças climáticas verificadas durante o referido período do ano.
Eva Martins Barbosa da Silva salientou que crianças de idades compreendidas entre 0 à 5 anos é a faixa etária mais afectada, sobretudo por causa do seu débil sistema imunitário.
“As crianças nesta idade não têm capacidade imunológica para dar resposta as doenças”.
Aquela responsável disse que há casos de pessoas que sofrem de Inflamação aguda do nariz por causa do pó inalado do ambiente.
No entanto, afirmou que em termos de materiais, este ano, o Hospital Nacional Simão Mendes está mais equipada de materiais e medicamentos para fazer diagnósticos e tratamentos destes e de outros casos.
Eva Martins Barbosa da Silva advertiu que esta capacidade de resposta por parte do HNSM tem vindo a enfraquecer diante do aumento progressivo da densidade populacional que o país tem vindo a registar nos últimos devido a emigração clandestina.
“De 2013 à data presente, houve um crescimento demográfico muito grande da população devido a entrada de estrangeiros através das nossas porosas fronteiras”, estimou.
Exortou ao governo no sentido de apoiar na melhoria de condições de trabalho do Hospital Nacional Simão Mendes a fim de torná-lo um estabelecimento de referência mundial.
ANG/FGS/JAM
Sem comentários:
Enviar um comentário