Situaçäo da Guiné-Bissau vai ser debatida em Lisboa
Bissau,12 Fev 16(ANG) – A crise política na Guiné-Bissau será tema principal da próxima reunião de Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Partuguesa, a decorrer no dia 27 de Março deste ano, em Lisboa.
O anuncio foi feito hoje pelo ministro dos Negocios Estrangeiros de Timor Leste, Hernane Coelho, à saída de um encontro com o Presidente da República, José Mario Vaz.
"Na reunião de Lisboa, teremos dois pontos para discutir, uma delas é a visão estratégica da CPLP,que será depois apresentada aos Chefes de Estado e de governos em Julho, em Brasília, durante a Cimeira da organizaçao", informou.
O diplomata timorense afirmou que é por isso que vieram à Guiné-Bissau para ouvir os diferentes interveniêntes e constatar com os próprios olhos a evolução social, económica e política da Guiné-Bissau.
Declarou que quando Timor Leste assumiu a Presidência da CPLP não preocupou só com a vida da organização, mas também com algumas questões que estão a acontecer nos outros países membros.
Em relação a situação política prevalecente na Guiné-Bissau, segundo Hernâne Coelho, tem a ver com o resultado da Mesa Redonda de Bruxelas e neste sentido a CPLP gostaria de facto de acompanhar de perto a evolução do país.
Coelho lembra que a missão não veio negociar nem mediar,mas sim acompanhar e ouvir as sugestões e preocupações sobre a actual situação do país.
"A CPLP, como uma organização, está aqui para ver como pode contribuir para o processo do desenviolvimento socio-económico e político da Guiné-Bissau", salientou.
A delegação da CPLP chefiada por Hernane Coelho e integrada pelo secretario executivo da organizacäo, o mocambicano Murade Murargy esteve de visita à Bissau durante três dias.
ANG/LPG/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário