segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Internacional


Começa corrida às presidenciais nos EUA

Bissau, 01 Fev 16 (ANG)-A corrida às presidenciais nos EUA começa oficialmente hoje, com a primeira primária eleitoral a realizar-se no Estado de Iowa, região Centro-Oeste do país. 

O eleitorado começa a definir quem vai ser nomeado candidato a presidente pelo Partido Democrata e quem vai ser o oponente do lado dos republicanos.

O magnata Donald Trump, que desde a oficialização da sua pré-candidatura era visto como o mais improvável do pleito, continua a liderar as pesquisas nacionais de intenção de voto, mesmo sem contar com o suporte das principais lideranças conservadoras do Partido Republicano, muito mais afinadas com os discursos dos senadores Ted Cruz (Texas) e Marco Rubio (Florida), que também concorrem à nomeação pelo partido.

A esta altura Trump já deu provas de que deve ser levado a sério. 

Com o seu discurso agressivo e objectivo, fruto de uma campanha de carácter independente, financiada apenas com os seus próprios recursos, o ex-apresentador do programa “The Apprentice” conta com uma enorme massa de apoiantes pelos EUA. 

Polêmicos planos de governo idealizados por Trump, como o de impedir a entrada de muçulmanos nos EUA por tempo indeterminado e construir um muro na fronteira com o México, segundo ele, pago pelo próprio país vizinho, para acabar com a entrada ilegal de mexicanos no país, tornam-no extremamente impopular entre os imigrantes, principalmente os grupos latinos e muçulmanos.

Já Ted Cruz, o adversário que oferece a maior ameaça a Trump dentro do partido, é considerado um dos políticos mais conservadores do Congresso Americano. Católico devoto, opõe-se a medidas de aborto, à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, e à regulamentação do controlo de porte de armas.

 Cruz era apontado pelas pesquisas como o favorito para as primárias em Iowa, mas Trump equilibrou a disputa nas últimas semanas, garantindo até o apoio de Sarah Palin, ex-governadora do Alasca que ironicamente foi quem introduziu Ted Cruz na política.

Do lado democrata, Hillary Clinton, ex-primeira dama e ex-secretária de Estado, é a grande favorita para ser nomeada candidata pelo partido. No entanto, o senador Bernie Sanders, de Vermont, continua a surpreender nas pesquisas e ameaça Hillary em alguns estados. 

Em New Hampshire, por exemplo, onde as primárias acontecem no próximo domingo, Sanders, autoproclamado “democrata socialista”, ideologicamente mais à esquerda que Hillary ou Obama, lidera a preferência dos eleitores.  

O presidente Barack Obama, por sua vez, evita posicionar-se a favor de qualquer candidato do Partido Democrata, apesar de ter feito diversos elogios à Hillary e de ter dito que Bernie Sanders tinha poucas hipóteses.
ANG/Jornal de Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário