Banki Moon pede boas práticas nos oceanos para salvaguardar a vida na terra
Bissau, 09 Jun. 16 (ANG) – O Secretário-geral das Nações Unidas afirmou que os oceanos saudáveis são fundamentais para a manutenção da vida na terra.
Em mensagem quarta-feira, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, Banki Moon referiu que os oceanos regulam o clima e fornecem uma ampla gama de serviços, incluindo recursos naturais, alimentos nutritivos e empregos que beneficiam milhares de milhões de pessoas.
“A fim de proteger a saúde dos nossos oceanos, é crucial conhecermos o seu estado atual e compreender o impacto que as actividades humanas e as alterações climáticas estão a ter sobre eles”, lê-se na mensagem de Moon à que a ANG teve acesso através do UNIOGBIS.
O Secretário-geral da ONU destacou que em Dezembro passado, a Assembleia Geral desta maior organização internacional acolheu a primeira avaliação Marinha Global e Integrada, uma avaliação científica, segundo ele, “verdadeiramente” global sobre o estado dos oceanos do mundo.
“Sabemos agora que, embora os oceanos aparentem ser intermináveis, a sua capacidade para suportar as atividades humanas é limitada, especialmente quando enfrentam ameaças representadas pelas mudanças climáticas”, descreveu.
Por isso, Banki Moon afirma que é necessário agir “urgentemente” numa escala global, com vista à aliviar os oceanos do mundo entre as muitas pressões que enfrentam, e para protegê-los dos perigos futuros que podem derrubá-los além dos limites da sua capacidade de carga.
Em jeito de conclusão, o Secretário Geral das Nações Unidas exorta o comprometimento de todos, no sentido de proteger os oceanos e usar os seus recursos de forma pacífica, equitativa e sustentável para as gerações vindouras.
ANG/QC/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário