segunda-feira, 8 de maio de 2017

França

Macron é o novo Presidente da República

Bissau, 08 Mai 17 (ANG) - O candidato centrista Emmanuel Macron, 39 anos, venceu domingo a segunda volta das eleições presidenciais em França com vantagem de 30 pontos percentuais sobre a sua adversária, a líder da extrema-direita Marine Le Pen, informaram as autoridades após o encerramento das urnas e quando estavam escrutinados mais de 90 por cento dos votos válidos.


Segundo as autoridades, Macron obteve 65 por cento dos votos contra 35 de Le Pen, com uma participação de 75 por cento, um dos índices mais baixos da história das eleições no país.


Os resultados de Macron, melhores do que as sondagens tinham previsto nas duas semanas entre a primeira e a segunda volta, oscilam entre 65,1 por cento, segundo o Instituto Ipsos, e os 65.9 projectados pelo Instituto Elabe, segundo a emissora “BFMTV”.

Outras pesquisas, como a realizada pelo Instituto Sofres para a “TF1” também colocaram o centrista no limite de conseguir o apoio de dois de cada três franceses.

A participação, entre 74 por cento e 75 por cento, é a mais baixa registada na segunda volta das eleições presidenciais em França desde 1969, quando Georges Pompidou foi eleito.

A candidata da extrema direita à Presidência da França, Marine Le Pen, felicitou o seu adversário pela vitória no pleito, mas afirmou que o seu partido, a Frente Nacional, conquistou um resultado histórico nas urnas.

O Presidente da França, François Hollande, saudou a eleição do seu futuro sucessor e afirmou que a vitória sobre a líder da extrema-direita reflecte o compromisso do país com os valores republicanos e europeus.

“A sua ampla vitória confirma que uma grande maioria dos nossos cidadãos querem unir-se em torno dos valores da República e marcar o seu compromisso tanto com a União Europeia como a abertura da França para o mundo”, escreveu  o Presidente numa nota.

Emmanuel Macron lançou-se na corrida presidencial francesa projectando a imagem de um político novo e descomprometido, “nem de direita nem de esquerda”, e fica na história por ter derrotado a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.

Macron, 39 anos, torna-se o Presidente mais jovem da história de França, desde Luis Napoleão Bonaparte (1848-1852), sobrinho de Napoleão Bonaparte, presidente aos 40 anos. 

ANG/JA




Sem comentários:

Enviar um comentário