Realidades e diversidades da educação nos países lusófonos debatidos em
Bissau
Bissau, 21 Mar 18
(ANG) – O Ministério da Educação em parceria com a Fundação Fé e Cooperação
(FEC) promoveram esta quarta-feira um Seminário
Internacional sobre as realidades e diversidades da educação nos países
lusófonos.
Na abertura do Ateliê
e em representação do ministro cessante da Educação, Ussumane Camará disse que
a referida formação serve de partilha e troca de experiencias entre Portugal e países lusófonos,
no que respeita ao ensino, e na busca de soluções para a melhoria do ensino no
país.
Revelou que o
ministro cessante da Educação sempre almejou um programa de emergência nacional
sobre a educação.
Camará exortou os
quadros técnicos do Ministério da Educação a participar e contribuir para que os
conhecimentos transmitidos no seminário sejam maximizados para o bem-estar de
todos.
Por sua vez, a
representante da FEC no país disse que o objectivo principal do seminário é
fomentar parcerias de longa duração alicerçadas em relações de confiança e diálogo.
Sónia Alves acrescentou
que a sua organização está há 18 anos ao
serviço do país promovendo a construção de uma sociedade onde cada pessoa possa
ter acesso à educação de qualidade e viver com dignidade e justiça.
Em representação da
embaixada de Portugal em Bissau, Duarte Bucho destacou que a educação é um
sector prioritário no Plano Estratégico entre Portugal e Guiné-Bissau, e que portugal
disponibiliza um fundo no valor de dez milhões
de euros para um período de 5 anos.
Bucho referiu que o
seu país, através do Instituto Camões e a Cooperação Portuguesa deu apoio à implementação
do Plano Sectorial da educação nos níveis macro e médio do sistema educativo,
com assistências técnicas ao Ministério, ao ensino superior e ao Instituto
Nacional do Desenvolvimento para Educação (INDE).
“ O Ministério da Educação em parceria com o
Instituto de Desenvolvimento da Educação (INDE) e a FEC, através do Programa de Apoio a Reformas
do Sistema Educativo (PARSE) têm vindo a realizar formações contínuas de
agentes educativos, todos os anos, nomeadamente aos professores, coordenadores
de disciplinas, directores das escolas, inspectores e técnicos da educação.
A referida formação foi
financiada pelo Instituto Camões e União Europeia com apoio institucional da
Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) .
ANG/JD/ÂC/SG
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