sexta-feira, 2 de março de 2018

PR/Auscultações



PRS quer eleições em Novembro

Bissau, 02 Mar 18 (ANG) – O líder da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS),declarou hoje que  o partido está de acordo que as próximas eleições legislativas tenham lugar entre 23 de Outubro à 25 de Novembro do ano em curso.

Certório Biote  falava a saída da audiência com o  Presidente da República no âmbito das auscultações em curso com vista a marcação da data das próximas eleições legislativas.

 “A legislatura vigente termina em Maio proximo e segundo os responsáveis da Comissão Nacional de Eleições, tecnicamente não vai ser possível organizar o escrutínio na data prevista” disse Biote tendo defendido a  imperatividade de se  realizar as legislativas este ano tal como plasmado na Constituição da República.

Biote disse que lembraram ao José Mário Vaz  que existe um vazio no país, uma vez que até ao momento não há um Governo  pelo que exortaram-no a usar a sua influencia para ultrapassar esta lacuna, para que a Comissão Nacional de Eleições(CNE) possa legitimar os seus órgãos.

“Esperamos que haja boa-fé em abrir o Parlamento mesmo que seja em 30 minutos para que seja eleito um novo Presidente da CNE”, pediu tendo observado que o Presidente da República deve cingir-se apenas a Constituição da República, pois, segundo disse, “o Acordo de Conacri é extemporâneo”.

O Presidente do Partido Africano para Liberdade Organização e Progresso (PALOP),Banor Fonseca tem opinião contrária em relação ao Acordo de Conacri.

Disse que o seu partido não tem nenhuma proposta em relação a data da realização de eleições legislativas uma vez que o país está num momento anormal.

“Digo isso porque o país está sem Governo, a ANP não funciona, os órgãos de CNE estão caducos, não estamos em condições para irmos às eleições, ou seja, se o fizemos estamos a colocar a carroça a frente do boi”, considerou salientando que seria um pouco” imprudente a realização de eleições  sem preenchimento destas lacunas principais.

O Presidente da República, no segundo dia de audição aos partidos políticos do país recebeu, entre outros, à União Democrática Social, Centro Democrático, Partido Popular Democrático e Partido Popular Guineense e a maioria concorda com a realização das eleições legislativas em Novembro deste ano. 

 ANG/MSC/ÂC/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário