quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Reconhecimento/CEMGFA homenageia  Adido de Defesa  do Senegal com certificado de mérito

Bissau, 11 nov 20 (ANG) – O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Biaguê Na N´tan homenageou o Adido de Defesa  do Senegal no país, o Coronel Mama Samba Dieye com certificado de mérito e tradicional pano de pente.

Após a cerimónia realizada esta quarta-feira nas instalações de Estado-maior General das Forças Armadas,  Na N’tan afirmou que o Coronel Dieye sempre mostrou a sua capacidade de aproximar as duas Forças Armadas, nomeadamente da Guiné-Bissau e do Senegal para fortalecer suas relações.

Sustentou que sempre demonstrou a sua disponibilidade de diálogo entre as Forças Armadas dos dois países, frisando que os referidos símbolos devem servir como recordação da Pátria de Amílcar Lopes Cabral.

Por sua vez, o condecorado, Mama Samba Dieye disse que durante os quatro  anos da sua missão, hoje sentiu-se que faz parte do corpo das Forças Armadas guineenses.

“Hoje sinto um contentamento ao mesmo tempo uma dor no meu coração. Vou regressar ao Senegal para reforma, por isso, tudo o que eu fiz na carreira militar nas Forças Armadas do Senegal até  chegar a última etapa sempre desejei trabalhar num país irmão como a Guiné-Bissau. Vou com grande orgulho para o Senegal”, frisou.

Samba Dieye acrescentou  que os acordos de cooperação entre  os dois países são de longa data, e  que os passos traçados para que esses acordos sejam implementados dependeram da vontade política das autoridades dos dois países que conseguiram dar um passo significativo durante todo esse tempo.

Segundo Dieye, pode-se notar o sucesso dessa cooperação na formação dos quadros, apoios logísticos e outros acordos que hoje estão em andamento.

O adido militar senegalês afirmou que as autoridades do seu país está convicto de que as Forças Armadas da Guiné-Bissau têm uma liderança que quer  progresso  porque mostrou a sua disponibilidade organizacional no sentido de fazer a Guiné-Bissau dispor de Forças Armadas Republicana bem organizadas.

“Por isso, as autoridades da sub-região entenderam que é preciso acompanhar o CEMGFA Biaguê Na N’tan para poder atingir o seu objetivo traçado em benefício da Guiné-Bissau .

Mama Samba Dieye garantiu que vai continuar a ser o embaixador dos seus colegas de armas guineenses no Senegal. ANG/DMG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário