quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Cooperação/ Embaixador de Cuba satisfeito com condecoração da Brigada Médica Cubana

Bissau, 02 Dez 20 (ANG) – O Embaixador da República da Cuba na Guiné-Bissau disse estar satisfeito com a distinção atribuída à brigada médica cubana da parte do chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló.

Embaixador de Cuba a direita
Raúl De La Penhã Silva, em declarações a imprensa, após a cerimónia de condecoração dos membros da brigada médica cubana “Henry Reeve” com a “Medalha de Mérito, Cooperação e Desenvolvimento” disse tratar-se de uma demonstração das relações de amizade que existem entre a Guiné-Bissau e Cuba, dos  governos e  os seus respetivos humildes povos.

“Esta relação, como diz o presidente Umaro Sissoco Embaló,  esta solidariedade não é de hoje ou seja é de desde a luta pela independência da Guiné-Bissau. O primeiro médico cubano, o primeiro oficial cubano  integraram a guerra em 1966 que culminou com uma  victoria da guerrilha contra o colonialismo”, disse.

De La Penhã Silva acrescentou que os médicos vieram agora com o mesmo espírito, com o mesmo entusiasmo, a mesma irmandade para  apoiar a Guiné-Bissau e que também culminaram  com mais uma victoria.

O diplomata avisou entretanto que a pandemia não foi eliminada completamente, porque surgiu nas condições muitos difíceis e que o seu tratamento também é  complexo.

Referiu que não se conhecia o tratamento médico para se poder atender o primeiro paciente diagnosticado com a doença em China no ano passado.

De La Penha salientou  que   agora  existem  experiências que permitiram com que haja 40 vacinas dos quais quatro são cubanos, não obstante o bloqueio à que Cuba se encontra submetida.

O diplomata agradece o apoio incondicional do governo da Guiné-Bissau na luta para acabar com o embargo contra Cuba. ANG/LPG//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário