sexta-feira, 12 de março de 2021

Política/Ministério de Interior garante segurança à  Domingos Simões Pereira à pedido de direcção do PAIGC

Bissau, 12 Mar 21 (ANG) - O Ministério de Interior vai garantir segurança ao líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC)  Domingos Simões Pereira (DSP) que esta sexta-feira regressa ao país, à pedido de direcção do partido.

A informação foi revelada à ANG, por uma fonte do Ministério de Interior que pediu anonimato .

Segundo essa fonte o pedido do PAIGC foi recebido quinta-feira através de uma carta da direcção do partido endereçada ao Ministério Interior por volta de 18H00.

O líder do PAIGC, após um ano ausente do país, regressa esta sexta-feira e a sua chegada ao Aéroporto Osvaldo Vieira está prevista para as 13H00 TMG.

“Na carta, a direcção do PAIGC informou que pretendem sair em massa para receber o líder do partido e que de seguida pretendem reunir na sede.

Em resposta refere a fonte,  o Ministério do Interior garantiu que vai assegurar a vinda do DSP na qualidade de cidadão guineense mas na base de respeito pelas medidas preventivas para evitar o contágio de Covid-19, uma vez que vigora no país o Estado de Calamidade”, disse a  fonte que pediu anonimato.

Num  comunicado à Imprensa do dia 11, a Secretaria de Estado da Ordem Pública, refere que as Forças de Segurança são obrigadas a sensibilizar todos os indivíduos para a necessidade de cumprirem com as regras previstas no Decreto do Governo de 24 de Fevereiro de 2021 relacionadas as medidas de prevenção da Covid-19.

No mesmo documento consta que, compete igualmente a Polícia de Ordem Pública ordenar a dispersão das aglomerações de pessoas que não respeitem as regras preventivas do referido Decreto de Governo.

“Convém informar que, as Forças de Segurança tem por funções defender a legalidade democrática, garantir segurança interna e direitos dos cidadãos, assim como garantir a ordem, a tranquilidade pública, a execução dos actos administrativos emanados das autoridades competentes que visem impedir o incumprimento da lei ou a sua violação continuada”, refere o comunicado.

O Decreto do Governo recomenda como medidas preventivas o uso obrigatório de máscaras, limite dos números das pessoas nas reuniões e manifestações (25 pessoas no máximo), entre outros.

Domingos Simões Pereira é o candidato suportado pelo PAIGC nas Eleições Presidenciais de 2019, e que disputou a segunda volta com o proclamado vencedor do escrutínio pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o actual Presidente da República  Umaro Sissoco Emabaló. ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário