segunda-feira, 31 de maio de 2021

Parlamento da CEDEAO/Guiné-Bissau apresenta relatório sobre a situação social do país

Bissau,31 Mai 21(ANG) – A Guiné-Bissau apresentou no passado dia 29 do corrente mês junto do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO),  o seu relatório sobre a situação política, dos direitos humanos,  segurança, situação sanitária entre outros.


De acordo com com uma nota à imprensa da CEDEAO, enviada à ANG, o referido relatório foi lido pelo deputado Califa Seide, chefe da delegação da Guiné-Bissau, perante a plenária da primeira Sessão Ordinária desta instância comunitária do ano 2021 que decorre em Abuja(Nigéria), entre os dias 27 de Maio e 12 de Junho.

"Houve graves violações dos direitos humanos com raptos e prisões além de intimidações e espancamentos de cidadãos, e de jornalistas limitando a liberdade de expressão e da imprensa”, cita o relatório.

O documento destaca por outro lado que até a presente data a Guiné-Bissau registou 3.740 casos de infecção e 67 mortes causados pela COVID-19, com fortes impactos sobre a economia.

No que se refere ao estado da implementação dos compromissos comunitários, o relatório refere que em relação aos atrasados, o Estado guineense já pagou mais de 87 por cento das dívidas ou seja 3.773 milhões de francos CFA dos 4.359 milhões em dívida, segundo os dados da Direcção Geral de Tesouro e da Contabilidade Pública guineense.

Até o dia 12 do corrente mês, os deputados comunitários examinarão entre outros assuntos, as recomendações da Comissão de CEDEAO relativos a Acta Adicional, criando a Autoridade Regional da Concorrência (ARCC/ERC) e analisarão a decisão sobre o Estabelecimento do Comitê de facilitação do comércio regional, a criação da Rede de Organizações de Promoção do Comércio, o Regulamento com modificação do Estatuto do Conselho de Empresas.

A delegação da Guiné-Bissau ao Parlamento da CEDEAO é constituída pelos deputados Califa Seidi, Caramo Camará, Gabriela Fernandes e Marciano Indi.

Hadja Satu Câmará, que deveria fazer parte da delegação, por razões não reveladas, não viajou para Abuja.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário