sexta-feira, 11 de junho de 2021


Finanças
/”O novo serviço de contribuições fiscais denominado Kontaktu vai revolucionar o sistema financeiro do país”, diz o ministro das Finanças

Bissau,11 Jun 21(ANG) – O ministro das Finanças afirmou que o lançamento do novo serviço de contribuições fiscais por via de telefone, computador portátil, de mesa ou tablet, vai revolucionar o sistema financeiro do país.

“Hoje estamos a assistir uma revolução no Ministério das Finanças. A partir deste momento, está lançada uma aplicação informática que permitirá a qualquer contribuinte pagar as suas obrigações fiscais gerando, ele mesmo, o processo a partir de um telemóvel, computador portátil, de mesa ou tablet, as suas  obrigações em termos de IGV, contribuição industrial, imposto de selos”, disse Aladje João Mamadú Fadiá.

O governante que falava  no acto do lançamento do novo serviço denominado de “Contaktu”, referiu que, doravante, qualquer contribuinte pode pagar os seus impostos através dessa via, bastando para o efeito ter o seu número de contribuição fiscal  -  NIF.

O ministro das Finanças disse que a entrada em funcionamento do novo sistema, vai garantir  maior controlo, acrescentando que, para o contribuinte está assegurado à 100 por cento  que tudo o que ele pagou está bem entregue, registado e pode ser confirmado  à todo o momento e com toda a segurança.

“É fundamental a introdução desse novo sistema porque temos tido muitos problemas nos circuítos de pagamentos manual como tem sido feito até aqui, porque as declarações têm sido preenchidas à mão e no percurso até ao posto de pagamento por vezes sofre algumas alterações indesejáveis”, sublinhou.

Aladje João Mamadú Fadiá afirmou que, efectuando o pagamento por esta via, o contribuinte está seguro, tendo em conta que, aquilo que ele declarou está pago e registado e não haverá qualquer problema no futuro.

A titulo de exemplo, Fadiá disse que os motoristas podem efectuar o pagamenmto das suas obrigações quando forem interpelados na rua, sem se deslocar.

O secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, José Casimiro Varela disse que vão promover uma acção de sensibilização sobre o uso do novo modelo de pagamento de impostos.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário