sexta-feira, 9 de julho de 2021

Assembleia parlamentar CPLP/ Parlamentares encorajam António Guteres a continuar esforços para  tornar português uma das línguas de trabalho da ONU

Bissau, 09 Jul 21 (ANG) – Os parlamentares da comunidade lusófona encorajaram o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guteres a continuar a envidar esforços no sentido de tornar o português, uma das línguas de trabalho da Organização das Nações Unidas.

O encorajamento consta numa moção de saudação endereçada ao Secretári-geral das Nações Unidas, António Guteres, na Declaração Final da Xª Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) realizada entre os dias 7 e 8, em Bissau, sob o lema “Ambiente de nogócios e desenvolvimento nos países membros da CPLP no pós-Covid-19”.

Os parlamentares salientaram que  as qualidades humanas, políticas e inteletuais fazem de Guteres a personalidade mais bem preparada para enfrentar a complexidade dos problemas do mundo atual.

Os parlamentares da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Oficial Portuguesa (CPLP) solidarizaram com o povo moçambicano pelos ataques terroristas contra civis da província de Cabo Delgado, tendo como principais alvos as mulheres, e ainda apresentaram a moção de solidariedade aos povos dos países da CPLP pelo impacto da pandemia da Covid-19, em especial na vida das mulheres.

A Assembelia Parlamentar  aprovou ainda moções de solidariedade para com o povo angolano, Guiné-Equaterial, Timor Leste, e uma resolução sobre a composição da mesa e dos membros das comissões permanentes, e o acordo da sede do Secretariado Permanente da AP-CPLP em Lunada.

A AP-CPLP, segundo as resoluções da reunião, assume o compromisso de estimular a promoção das iniciativas necessárias a possibilidade de o prémio “Fernão Mendes Pinto”, anualmente atribuido pala AULP(Associação das universidades de Língua Portuguesa), ser transformado numa bolsa académica para estudantes do espaço da CPLP como proposta pela AULP.

Os participantes  concordaram sobre a  urgência de remover os obstáculos a mobilidade dentro do espaço da CPLP de modo a facilitar o ambiente de negócios e interação entre os cidadãos.

As resoluções referem que a AP-CPLP registou, saudou e se congratulou com a presidência cessante de Cabo Verde, pela forma abnegada como enfrentou os desafios da sua presidência, assim como pela cordialidade demonstrada na direção dos trabalhos e na passagem de testemunho para a Guiné-Bissau.

No que diz respeito a políticas públicas para resposta ao impato da Covid-19 sobre as mulheres, os parlamentares encorajaram aos Chefes de Estado e Governo para que instruam as instâncias pertinentes no âmbito dos respetivos governos.

 Exortaram os Chefes de Estado e Governo dos países da CPLP, que se reunirão em Luanda nos dias 16 e 17 de julho de 2021, a que solicitem ao Secretário-Executivo o desenvolvimento de um Plano de Ação para a promoção da distruição equitativa das vacinas, medicamentos e testes para Covid-19, nos países da organização com base no espírito de solidariedade e em atenção aos países com as maiores necessidades por critérios epidemológicos e socioecnómicos.

Nessa referida sessão foram aprovadas a Composição das Comissões Parlamentares, das redes das Mulheres, Rede de Jovens nos termos estatutários.

Ainda  foram eleitas a 1ª e 2ª secretárias da Mesa, nas pessoas das deputadas Maria Odete Costa Semedo, da Guiné-Bissau e a deputada Carmem Nancy Ferreira Martins, de Cabo Verde, e decidiu-se que  a próxima reunião da AP-CPLP será em Portugal, em 2023.

A Guiné-Bissau assume a partir de agora, a presidência deste órgão por um período de  dois anos.

A próxima reunião da AP-CPLP será em Portugal.

ANG/DMG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário