segunda-feira, 12 de julho de 2021

 Cooperação/“Brevemente a Guiné-Bissau e Cabo-Verde terão uma cooperação mais frutífera”, diz Presidente da República

Bissau, 12 Jul 21 (ANG)- O Presidente da República garantiu domingo que os laços de Cooperação entre a Guiné-Bissau e Cabo-Verde vão ser fortificados num futuro próximo, com o objectivo de promover o desenvolvimento e bem-estar nos  dois países.

Imagem da RTB
Umaro Sissoco Embaló deu essa garantia quando  falava à imprensa no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira,em Bissau no  regresso da visita oficial de quatro dias que efectuou à República de Cabo Verde, à convite do seu homólogo caboverdiano, Jorge Fonseca.

Embaló revelou que o Primeiro-ministro de Cabo Verde prometeu efectuar ,brevemente, uma visita à Guiné-Bissau , para se inteirar melhor da realidade guineense, de modo a priorizar áreas de reforço da cooperação.  

“Ao longo do meu percurso como Presidente da República, já  visitei diversos países. Mas esta visita à Cabo-Verde me marcou bastante, porque fui condecorado com a mais alta distinção cabo-verdiano que é a medalha   Amílcar Cabral”, referiu  Embaló.

Acrescentou que é a primeira vez que um Presidente de República guineense foi condecorado com a referida  medalha em Cabo Verde e que isso é um sinal forte no que concerne aos laços de amizade e de cooperação entre os dois povos que têm uma história  comum.

Por outro lado, o Chefe de Estado pediu a promoção de boa imagem a nível interno com o objectivo de promover o desenvolvimento no país.

Questionado sobre a situação dos emigrantes guineenses em Cabo Verde, o Presidente respondeu que tudo será soluccionado e que as autoridades cabo-verdianas deram garantias de passar a dar tratamento especial e adequado aos guineenses que vivem em Cabo Verde  à semelhança da forma como os cabo-verdianos são bem tratados na  Guiné-Bissau.

“O respeito pela sua pessoa é fundamental,s porque para que os outros possam lhe respeitar, deve mostrar que realmente mereces o mesmo ou melhor. O respeito se conquista. Assim sendo, nós guineenses devemos levar isso em consideração em qualquer que seja parte do mundo em que estamos a viver”, aconselhou o Chefe de Estado.

Segundo o Presidente da República uma empresa Caboverdiana de transporte maritima manifestou o interesse de vir instalar-se na Guiné-Bissau. ANG/AALS/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário