segunda-feira, 2 de agosto de 2021


Política
/Ministro do Interior exorta  classe política dirigente  para se  concentrar na procura de  soluções para problemas que afectam o país

Bissau,02 Ago 21(ANG) – O ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública, pede aos  políticos e governantes para se concentrarem na  resolução dos problemas que afectam o país e não em “guerrinhas” para o poder.

“O que devia ser a guerra dos governantes é a resolução dos grandes problemas que afectam a nossa sociedade em geral, nomeadamente, construção de estradas, hospitais, escolas, fornecimento de energia eléctrica, água e consolidação da paz e harmonia no seio das pessoas”, disse Botche Candé  num encontro mantido no Domingo com os populares do bairro de Empantcha, em Bissau.

Aquele político disse que a maior preocupação do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, do Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam e dos membros do Governo em geral devia ser de “arregaçar as mangas” para tirar o país na “situação caótica” em que se encontra.

“Os governantes devem apostar na formação da nossa juventude porque eles são o futuro do país. Sem uma aposta séria na educação e saúde, não há o desenvolvimento”, sublinhou.

O governante promete fazer uma visita conjunta com o ministro das Obras Públicas, para constatar o estado de degradação em que se encontra a estrada de Empantcha, de forma a encontrar mecanismos para a sua reabilitação.

Para atender outras preocupações levantadas pela juventude de Empantcha, nomeadamente sobre a  falta de um campo de futebol, Botche Candé prometeu igualmente levar essa preocupação ao ministro de Administração Territorial que tutela a Câmara Municipal de Bissau, de forma a encontrar espaços para os jovens praticarem o desporto.

O ministro do Interior promete até quinta-feira,  05 de Agosto, oferecer 20 pares de equipamentos, 20 bolas para a juventude de Empantcha bem como mil panos africanos para diferentes grupos de mulheres desse bairro.

“Eu, enquanto político e membro do Governo, o meu maior desafio é de tirar o país da pobreza, através de apoios à juventude e mulheres, incentivar junto ao Governo a criação de condições básicas às populações tais como água, luz, escolas, saúde, infraestruturas entre outras”, referiu.

O régulo de Empantcha, Levis Cá pediu apoio ao ministro do Interior para a reabilitação da estrada local, centro de Saúde, água potável, recuperação de bolanha inundada por água entre outros.

O imame do bairro de Empantcha Youssufe Sadjo Baldé manifestou a sua satisfação pela visita do ministro de Estado do Interior, e apelou a unidade no seio de todas as religiões.ANG/ÂC//SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário