quarta-feira, 4 de agosto de 2021


Sociedade
/PAIGC condena “ tentativa de silenciar” o activista dos direitos humanos Luís Vaz Martins por um grupo de pessoas não identificadas

Bissau, 04 Ago 21 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), condenou no último fim-de-semana através de um comunicado à imprensa,o que diz ser “tentativa de silenciar” o activista Luís Vaz Martins, por um grupo de pessoas não identificadas através de perseguição.

Segundo o comunicado produzido pelo Secretariado Nacional dos Libertadores, à que a Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve acesso, a própria vitima relata que valeu a intervenção de dezenas de jovens moradores do Bairro de Antula, depois de uma perseguição, movida do troço Guimetal a zona Residencial dos Antigos Combatentes, com a intenção de imobilizar a sua viatura através de agressão.

“O acto é contínuo, e visa  levar a cabo a macabra intenção de espancamentos e assassínios, que o país vinha registando nos últimos tempos”, lê-se no comunicado.

O Secretráriado Nacional do PAIGC, tomou conhecimento do decorrido, através dos orgãos de comunicação social, e manifesta por essa via a sua solidariedade para com o activista, que encoraja a  manter a sua isenção, firmeza e determinação na defesa dos  direitos humanos e “contra a implantação da ditadura e Tirania”, na Guiné-Bissau.

Esta direcção administrativa do PAIGC  rapudia o que diz ser mais um acto de tentativa de amordaçar  a liberdade de expressão no país, e reiteira a sua condenação às “sucessivas atrocidades” que vem sendo cometidas pelos actuais detentores de poder, exigindo ainda a responsabilização criminal dos seus autores morais e materiais.

“Lamentamos mais uma tentativa de silenciar vozes críticos às atrocidades do actual regime, em flagrante violação dos direitos fundamentais constitucionalmente instituidos e legalmente protegidos”, descreve a nota.

Luís Vaz Martins, advogado e antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, denunciou no passado sábado, que um grupo de pessoas que seguia numa viatura de matrícula estrangeira embateu três vezes contra o carro onde seguia com o objetivo de o fazer despistar.ANG/LLA/ÂC//SG

       

Sem comentários:

Enviar um comentário