quinta-feira, 9 de setembro de 2021


Visita à Bruxelas
/Presidente da República exorta os guineenses a não exportar  problemas internos do país para o exterior

Bissau,09 Set 21(ANG) – O Presidente da República aconselhou aos guineenses para não exportarem os problemas internos da Guiné-Bissau para o exterior, afirmando que um bom filho é aquele que preserva a boa imagem do seu país.

Umaro Sissoco Embaló que falava, quarta-feira num encontro com a comunidade guineense residente na Bélgica e Luxemburgo, disse que a Guiné-Bissau é o único país do mundo onde os seus cidadãos se deslocam para a sede da União Europeia neste período de pandemia, realizando marchas com slogans   de “mentiras”.

“Os promotores das referidas marchas têm a consciências de que pagam aos inocentes para participarem nas marchas. A título de exemplo não vos paguei para tomarem parte nesse encontro, vocês estão aqui com a vossa livre consciência para virem ouvir o vosso Presidente, a pessoa que vos representa”, disse.

Umaro Sissoco Embaló perguntou aos guineenses presentes na reunião, se podem imaginar desde quando um chefe de Estado da Guiné-Bissau não visitou  Bruxelas, acrescentando que, frequentemente, todos os outros países visitam regularmente aquele país onde está sedeada a União Europeia.

O Presidente da República reconheceu contudo que existem guineenses pobres mas com dignidade, frisando que não existe país no mundo sem regras, tendo reconhecido que a Guiné-Bissau se depara com dificuldades de todos  géneros e que, o mais critico, é a falta de hospitais e médicos qualificados.

O chefe de Estado disse na ocasião que muitos  médicos  do país  necessitam de acualizações técnicas, reconhecendo que muitos foram abandonados depois de voltarem dos seus estudos.

“Estou apenas há um ano na Presidência da República, mas, felizmente, temos a cultura de ambição, de ver a Guiné-Bissau ir para a frente como o Senegal e outros países, e como um povo digno com autoestima e virtudes, que os guineenses perderam nos últimos tempos”, salientou.

O Presidente da República sublinhou  que são os próprios guineenses que fazem mal à Guiné-Bissau.

O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló encontra-se desde segunda-feira, dia 06 do corrente mês, em visita de  quatro dias à Bruxelas( Bélgica).ANG/ÂC//SG

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário