sexta-feira, 19 de novembro de 2021


Cooperação
/Guiné-Bissau acolhe XIVª Reunião dos Ordenadores Nacionais para Fundo Europeu de Desenvolvimento(FED)

Bissau, 19 nov 21 (ANG) – A Guiné-Bissau vai acolher no dia 25 do mês em curso, a XIVª Reunião dos Ordenadores Nacionais (RON) para o Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e de Timor-Leste e a União Europeia.

Imagens da XIII reunião em Maputo

A informação consta num comunicado à imprensa enviado  à redação da ANG, segundo o qual, trata-se da primeira vez que a RON se realiza em Bissau, desde a criação deste instrumento de cooperação entre os PLOP-TL e a União Europeia já há quase30 anos.

A RON é um espaço de fortalecimento da Cooperação e do relançamento histórico-cultural, linguístico, político e económico entre os PALOP-TL e a União Europeia em áreas de interesse mútuo, nomeadamente, a transparência, a responsabilização na gestão das finanças públicas, a luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, especialmente o tráfico de estupefacientes, refere o comunicado.

A referida cooperação, segundo o mesmo documento, visa impulsionar as atividades culturais geradoras de rendimento.

 A reunião do  próximo dia 25 vai servir de passagem de testemunho da presidência rotativa desta organização, de Moçambique para a Guiné-Bissau, por um período de um ano, por parte do ministro das Finanças da Guiné-Bissau na sua qualidade de Ordenador Nacional.

“Na XIIIª RON dos PALOP_TL e a União Europeia realizada em Moçambique (Maputo), em março de 2019, foi decidida realizar a RON em Bissau tendo essa decisão sido reforçada em Angola (Luanda) em janeiro de 2020, por ocasião da realização do seminário sobre “ Os mecanismos de políticas”. No entanto, devido às restrições de mobilidade internacional decorrentes da pandemia Covid-19, a RON não se pode realizar em 2020”, lê-se no comunicado.

Acrescenta  que, com a situação sanitária vigente, foi consensualizada a realização da reunião sob o formato presencial e devem ser respeitadas as regras sanitárias em vigor.

Na mesma reunião, a União Europeia vai ser representada pela Diretora-geral para África do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) e o evento será antecedido por uma reunião técnica preparatória no dia 24 do mês em curso.

Os participantes nessa reunião ministerial vão analisar  os temas: A Implementação do Programa de Cooperação PALOP-TL com a União Europeia 2012-2021, Novo instrumento de financiamento para a cooperação internacional (Vizinhança, Desenvolvimento e Cooperação Internacional-NDICI, Apresentação do ciclo de financiamento 2021-2027 regional e entre outros.ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário