quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

           França/Suspeito do assassínio de Khashoggi detido em Paris

Bissau, 08 Dez 21 (ANG) - Um suposto membro do comando envolvido no assassínio do jornalista saudita Jamal Khashoggi foi detido terça-feira(7) de Dezembro, no aeroporto parisiense de Roissy Charles-de-Gaulle, quando se preparava para embarcar para Riade, na Arábia Saudita.

O homem era procurado pela Interpol na sequência de um mandado de prisão por homicídio emitido pela Turquia.

Khalid Alotaibi, de 33 anos, foi detido por agentes de segurança, no aeroporto parisiense de Roissy Charles-de-Gaulle, quando se preparava para embarcar num avião que tinha como destino Riade, a capital saudita.

Segundo as autoridades, o detido é um antigo membro da Guarda Real da Arábia Saudita.

O homem foi colocado sob custódia judicial, ao abrigo de um mandado de detenção internacional emitido pela Turquia, devendo ser apresentado ao gabinete de um procurador de Paris, que o notificará do mandado de detenção.

Desde o assassínio de Jamal Khashoggi, em 2018 em Istambul, oito condenações foram proferidas num julgamento considerado “opaco”.

O jornalista saudita Jamal Khashoggi foi barbaramente assassinado nas instalações do consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, no dia 02 de Outubro de 2018, por um comando de agentes das forças sauditas.

Nos Estados Unidos, onde morava o jornalista, a CIA acusou o príncipe herdeiro Mohammed Ben Salmane de ter validado o assassinio do jornalista, acusações categoricamente desmentidas pelo regime saudita.

O líder saudita, fortemente criticado desde então, recebeu há poucos dias uma visita oficial do presidente francês, Emmanuel Macron.

Ontem à noite, a embaixada da Arábia Saudita, em Paris, emitiu um comunicado onde afirma que o saudita preso no aeroporto Paris-Charles-de-Gaulle, em Roissy, "não tinha ligação" com o assassínio de Jamal Khashoggi, pedindo, no Twitter, sua "libertação imediata" .ANG/RFI

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário