quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Dia Mundial da Sida/”Governo está determinado a se associar à estratégia global para que o país possa viver livre do HIV/Sida”, diz Augusto Gomes

Bissau, 01 Dez 22 (ANG) – O representante do Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam na cerimónia de celebração do Dia Mundial de Luta contra Sida, Augusto Gomes, disse que o Governo está determinado a se associar as estratégias globais para que o país possa viver livre do HIV/Sida.

Segundo Augusto Gomes, o Governo nunca poupou e não vai poupar esforço nos trabalhos  a favor das entidades que lutam dia-à-dia para o combate da pandemia no HIV/Sida.

Gomes agradeceu  aos parceiros internacionais que apoiam a Guiné-Bissau nesta luta, apelando-os a continuarem com a iniciativa, para juntos lutarem para a redução mundial da doença.

“Nós estamos emanados nesta luta, é uma luta global, e não só do Fundo Mundial, da OMS, da UNICEF, ENDA, PLAN Internacional e todas as ONGs que trabalham nas nossas comunidades dando o seu tudo para combater a doença Sida”, declarou o representante do Primeiro-ministro na cerimónia.

A Secretária-executivo do Secretariado Nacional de Luta Contra Sida (SNLS) Fatumata Djaray Dialló recomendou a sociedade guineense sobretudo a camada juveníl o uso de preservativo no momento de relação sexual para  se protegerem da doença.

Para Djaray Djaló  só seguindo as orientações dos técnicos de saúde é que os guineenses podem se escapar do flagelo Sida.

“A ignorância de certos individuos tem aumentado o número de casos no país  assim como no mundo, mas quero vos deixar claro que devemos proteger porque a doença existe na verdade, e até hoje o mundo está a lutar para encontrar a sua verdadeira cura”, alertou a Secretária Executiva da SNLS.

A presidente da Rede Nacional de Pessoas Viventes com o HIV/Sida, Maria Fátima Lopes Machado, reiterou na ocasião a determinaão da  sua organização de continuar a sensibilizar os serepositivos para evitar que suas situações se piorem.

Maria Fátima Lopes pede ao Presidente da República e ao primeiro-ministro para darem mais atenção às organizações que combatem a propagação da doença no país.

Ainda no quadro da comemoração do dia mumdial de luta contra Sida, o Governo promoveu uma marcha nas ruas de Bissau sob o lema: “Igualdade no acesso ao Serviço de HIV/Sida para celebrar o dia”.ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário