segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

 Obituário/Restos mortais de Alberto Nambeia foram-se a  enterrar, no sábado, no Cemitério Municipal de Bissau

Bissau,06 Fev 23(ANG) - Os restos mortais de Alberto Nbunhe Nambeia, Presidente do Partido da Renovação Social (PRS), falecido no dia 25 de Janeiro de 2023, em Portugal, aos 59 anos de idade, vítima de doença prolongada, foram-se à enterrar no sábado, no Cemitério Municipal de Bissau.


Os restos mortais do líder da terceira maior força política da Guiné-Bissau ,PRS,chegaram a Bissau na sexta-feira (03) e foram recebidos no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira pelos dirigentes, militantes e simpatizantes do partido.

A urna funerária de Nambeia foi retirada na manhã do dia 06 de Fevereiro da sua residência para a sede do Partido da Renovação Social(PRS), onde ficou em câmara ardente, e, seguidamente, conduzida para o Salão Mamadú Saido Baldé, no Palácio da Justiça, onde foram prestadas ao malogrado honras de Estado, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, e de representantes de partidos políticos com assento parlamentar, familiares e amigos.

Em mensagem de adeus o Presidente Interino do Partido da Renovação Social (PRS), Fernando Dias,  garantiu que o PRS continuará a trabalhar para promover a unidade e a reconciliação nacional, “porque o partido é contra a discriminação e  violência”.

“Por isso, vamos continuar a lutar para defender o interesse nacional e não o interesse pessoal de quem quer que seja. É preciso promovermos o diálogo interno. Nambeia morreu mas o PRS não morreu, devemos trabalhar para torná-lo num partido forte” disse.

Dirigindo-se às lideranças partidárias presentes no ato, Dias sublinhou que a morte de Nambeia demonstrou uma aproximação entre as lideranças políticas.

“É um sinal de que podemos convergir, o que falta é procurarmos elementos de divergências e equacionar as fórmulas para transformá-los em elementos de convergência, mas sempre na base de um diálogo franco e aberto. Devemos tratar uns aos outros com honestidade e lealdade para que possamos caminhar juntos para o bem do país”, concluiu, apelando aos presentes a apoiarem sempre a família do defunto Presidente, Alberto Nbunhe Nambeia.

ANG/ÂC//SG

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário