quarta-feira, 12 de abril de 2023

Transporte aéreo/”Guiné-Bissau terá brevemente nova companhia aérea”, diz ministro Aristides Ocante

Bissau,12 Abr 23(ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações garantiu que os aviões da nova companhia aérea da Guiné-Bissau irão começar a voar brevemente graças à parceria com uma empresa canadiana denominada de Jitaa Aeronautics Inc.

Aristides Ocante falava hoje no ato de assinatura do acordo relativo a criação e operacionalização de uma companhia aérea e implementação do programa e projetos em áreas conexas entre o Governo guineense e a empresa Jitaa aeronautics Inc.

O governante disse  que a criação da nova companhia aérea do país denominada  Guiné-Bissau Air Line, se enquadra na política do executivo expressa no seu programa.

“A iniciativa visa não só a modernização das infraestruturas aeroportuárias, a segurança da navegação aérea mas também a criação de condições de mobilidade aérea de pessoas e bens, que permita as ligações aéreas internas, sub regionais e internacionais”, salientou.

Nesta perspectiva, diz Aristides Ocante da Silva,  o Ministério dos Transportes e Comunicações apostou na promoção e desenvolvimento de parcerias, na formação e capacitação dos recursos humanos para um setor “tão estratégico para a economia nacional”.

“O acordo que hoje celebramos é o resultado de mais de um ano de trabalho e de intercâmbios que passou pela assinatura de um memorando de entendimento em Agosto de 2022 e em seguida de um acordo quadro que visa a criação e operacionalização da nova companhia aérea da Guiné-Bissau”, disse.

Na primeira fase, a  Guiné-Bissau Air Line deve  assegurar as ligações  entre a capital Bissau e as ilhas de Bijagós, com o Sul e Leste do país bem como as ligações sub regionais.

“A Guiné-Bissau Air Line irá ligar Bissau à Dakar, Banjul, Praia, Conacri, Fretoun, Abidjan e Nouachot bem como assegurar igualmente as ligações internacionais nomeadamente para o Rio de Janeiro, Lisboa e Roma”, afirmou Ocante da Silva.

Acrescenta  que a nova companhia irá igualmente assegurar, anualmente, os voos para transporte de peregrinação guineenses às cidades Santas de Meca e Medina.

“A companhia canadiana, Jitaa Aeronautics Inc, sedeada na cidade Quebec é uma companhia especializada no domínio da logística e dos transportes aéreos e dispõe de meios e capacidades técnicas e financeiras para a implementação da referida parceria com base nas leis da República da Guiné-Bissau”, salientou.

Aristides Ocante da Silva referiu que uma delegação técnica guineense deve deslocar-se, brevemente, para Lisboa(Portugal) para a inspeção dos aeronaves que irão ser disponibilizados à Guiné-Bissau Air Line , uma vez cumprida a etapa de assinatura do presente acordo.


No quadro dessa parceria, disse que está prevista a formação de 50 membros da tripulação, tendo em conta a carência com que o país se depara nesse sentido, tanto de pilotos, como do pessoal
 de assistência de bordo e de mecânicos de manutenção.

Perguntado sobre como será constituída a capital social da Guiné-Bissau Air Line, o ministro dos Transportes frisou que, o Estado guineense vai assumir  30 por cento e a empresa canadiana 70 por cento.

O acordo foi rubricado pelo vice-presidente da empresa Jitaa Aeronautics Inc, Gausu Sauane. ANG/ÂC//SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário