quarta-feira, 10 de maio de 2023

 Caso Fransual Dias/Presidente da República lamenta ataque contra o analista político

Bissau, 10 Mai 23 (ANG) – O Presidente da República lamentou o ataque contra o  analista político e dirigente do Partido da Renovação Social(PRS)  Fransual Dias na sua redidência no passado dia 5 dom corrente mês.


ʺOs responsáveis deste acto não vão ficar impunes, tanto o caso de Fransual Dias como outros casos. Há vários casos na Guiné-Bissau, eu na qualidade do Presidente da República perdi pessoas da minha segurança e isso é caso para justiça, sobretudo para a polícia de investigação que é Polícia Judiciária”, disse.

Sissoco Embaló acrescenta  que ouviu as pessoas a falar da sua conotação com o caso de ataque à residência  do cidadão Fransual Dias, a propósito diz que ele não  ele não é violento e que não tem cultura de violência, tendo lamentado que Fransuar é um doente visto ser portadora de deficiência.

O Chefe de Estado disse no entanto que a violência não é só bater em alguém, salientando que a violência também é quando se fala mal de alguém.

“Sou uma pessoa muito religiosa que e a minha religião não permite violência”, sublinhou Úmaro Sissoco Embalo, terça-feira à margem de uma audiência conjunta com uma missão do FMI e do ministro das Finanças Ilídio Vieira Té.

O Presidente da República afirmou que sempre tratou Fransual Dias com muita estima, acrescentando que  chegou a convida-lo para fazer parte do Conselho de Estado e inclusive é ele mesmo que o mandou a imagem da sua viatura queimada por WhatsApp.

Por outro lado, disse lamentar que alguns dirigentes estão a falar mal dele, afirmando que são gentes que sempre tratou bem e não têm moral para falar mal dele.

Umaro Sissoco Embaló disse entender que existem formas diferentes de fazer política mas  que a figura de Presidente da República, para qualquer republicano que tem noção do Estado ou uma estrutura mental,  não deve ser abordado   como quem fala de um simples chefe de tabanca.

A residência do analista político e dirigente do Partido da Renovação Social(PRS)  Fransual Dias foi atacada na madrugada do passado dia 04 de Maio, por homens armados não identificados, no bairro de Luanda, em Bissau, com vários tiros  na parte exterior. Dias demetiu-se das funções de membro do Conselho de Estado.ANG/MI/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário