quinta-feira, 4 de maio de 2023

Cooperação/Governo e  União Europeia assinam acordo para o desenvolvimento urbano verde e inclusive

Bissau,04 Mai 23(ANG) – O governo através do Ministério das Finanças e a União Europeia, assinaram hoje, em Bissau,  dois acordos sobre o desenvolvimento urbano verde e inclusivo, que prevê o investimento de  38  milhões de euros cerca de 25  mil milhões de francos CFA.

Segundo  o ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té  o referido acordo se enquadra  no programa multianual indicativo de cooperação entre a Guiné-Bissau e a União Europeia.

O governante recordou que, no decurso do ano em curso, já foram assinados dois outros acordos de financiamentos, sendo o principal relacionado com o reforço da capacidade governativa no sector da saúde e educação.

Vieira Té frisou que o segundo componente do acordo está relacionado com a intervenção no domínio de saneamento básico, ou seja na gestão dos resíduos.

“O país se depara com enormes problemas em termos de saneamento básico nos seus diferentes bairros”, salientou.

Aquele responsável disse que a escolha do domínio de saneamento básico constitui um ponto muito importante e crucial para que o país possa, de facto, erguer-se neste domínio.

O ministro das Finanças disse que o acordo irá abranger igualmente o domínio da água potável, que diz ser as  carências que ainda persistem na capital Bissau e nas regiões do país, para que toda a populações possa ter água de qualidade para o seu consumo.

O embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Artis Bertulis, explicou que o referido montante divide-se em 17 milhões de euros para a educação e  formação profissional, e 21 milhões para as cidades verdes e inclusivas.

“Este financiamento se inscreve  no Programa indicativo Plurianual da União Europeia com a Guiné-Bissau para o período 2021-2027 que tem um valor de 112 milhões de euros”, disse o embaixador.

Aquele diplomata disse que o Programa Indicativo Plurianual para a Guiné-Bissau identifica três domínios prioritários de intervenção, nomeadamente, desenvolvimento urbano, economia verde e inclusiva, boa governação e estabilidade. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário