quarta-feira, 3 de maio de 2023

UNTG/Laureano Pereira da Costa empossado como novo Secretário-geral da organização por seus apoiantes

Bissau, 03 Mai 23 (ANG) – Elementos da central sindical apoiantes do ex-candidato à liderança da UNTG deram hoje posse ao Laureano Pereira da Costa, como novo Secretário-Geral da UNTG, na sequência de uma eleição realizada no dia 29 de Abril passado.

Após ter sido empossado por uma comissão criada para o efeito, Laureano  da Costa disse à imprensa que a sua Direção elege três prioridades chaves como pilares do seu mandato.

“Iremos trabalhar juntamente com o Governo, para que o salário minimo na Função Pública seja de 130 mil francos CFA, faremos de tudo para que o Conselho Permanente de Concertação Social volte a funcionar, como forma de alcançarmos as nossas lutas”, prometeu

Pereira da Costa disse que a terceira prioridade do seu mandato é unir a classe dos sindicalistas, para que haja um bom entendimento entre eles, a fim de juntos lutarem para o mesmo objetivo.

Afirmou que a sua candidatura obteve apoio da maioria, por isso saiu como o legítimo vencedor do 5º Congresso, e a partir do momento que tomou posse, já é o novo Secretário-geral da UNTG.

O próprio Laureano diz que a outra Direção da UNTG, chefiada por Júlio Mendonça, mantem-se trancada nas instalações da organização sindical.

Mendonça fora eleito por aclamação num congresso anterior da central sindical,perante contestação de apoiantes de Laureano Pereira da Costa, e marcado por  intervenção das  forças policiais que impediram a continuidade dos trabalhos no local onde se iniciou.

Laureano Pereira diz que  a UNTG não é a propriedade privada de ninguém, e que neste sentido, exige a abertura imediata das portas da casa que diz pertencer à todos os sindicalistas, como forma de permitir que  a nova Direcção comece o seu trabalho.

“A data marcada para a cerimónia de transferência de poderes é amanhã, quinta-feira, e as portas da UNTG continuam trancadas. Dirigimos um convite a antiga Direcção para participar na nossa tomada de posse, mas  não teve nenhum efeito. Recusaram comparecer, mas a cerimónia de transferência de poderes  não vai falhar amanhã, e será feita na sede da UNTG”, disse Laureano Pereira da Costa.

No congreso do dia 29 de Abril, num universo de 186 delegados registaram-se 184 votos expessos dos quais  apenas 72 votaram em Laurenao Pereira da Costa, mas foi declarado vencedor das eleições, que ainda registaram 06 votos brancos e 06 votos nulos. ANG/LLA/ÂC//SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário