quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Educação/Ministro apela população da região de Oio a inscrever meninas nas escolas

Bissau, 12 Out 23(ANG) - O ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica apelou , quarta-feira, aos pais e encarregados da educação de Fanhe, arredores de Nhacra,região de Oio, para permitirem as suas filhas frequentarem escolas.

Segundo a  Rádio Capital FM, Braima Sanhá falava na cerimónia de  entrega de géneros alimentícios à escola básica na localidade de Fanhe.

“ Limpem a escola e devem também participar nas decisões a serem tomadas. A escola é vossa, cuidem dos vossos educandos, são os nossos herdeiros no futuro. Não maltratem os vossos filhos, inscrevam as meninas nas escolas e não as levem ao casamento forçado” disse.

O titular da pasta da Educação assegurou, na ocasião, que o “presente ano letivo mostra sinais de entendimento, admitindo caminhar juntos com os sindicatos na busca de soluções.

Sanhá pediu a todos para trabalharem de  mãos dadas, e diz  que os  professores estão a trabalhar na formação e transformação da sociedade, pelo que  todos devem agradecê-los.

“Temos uma missão grande, o nosso trabalho não se limita apenas a sala de aula, mas também ajudar a comunidade e a criança para superarem as suas dificuldades", realçou.

O Presidente da Associação Nacional de Pais e Encarregados da Educação, Abú Injai, pediu aos pais para acompanharem o processo do ensino e aprendizagem dos seus educandos.

“Não vamos aceitar que a escola seja abandonada, porque podemos ajudar os professores para que haja um bom ensino. Devemos visitar os nossos filhos para puderem sentir a nossa presença na escola, porque a escola é da comunidade",disse.

Por sua vez, Em representação dos sindicatos dos professores, Seni Djassi,  apelou à uniformização dos conteúdos escolares”.

“A verdade é que os professores devem estar sempre na escola, mas ele deve ser considerado. Apelamos  a uniformização dos conteúdos, que seja a mesma matéria a ser dada em Fanhe, assim como em Mansoa",disse.ANG/JD/ÂC//SG

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