segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Pescas /Governo reafirma determinação de  combater a pesca ilegal e não declarada

Bissau, 01 Set 25 (ANG) – O ministro das Pescas e da Economia Marítima reafirmou o hoje a determinação do Governo de combater a pesca ilegal e não declarada nas águas territoriais da Guiné-Bissau.

 Abel da Silva procedia a   entrega da  primeira, das quatro, pequenas embarcações ao Instituto Nacional de Fiscalização das Atividades de Pesca  Marítima, denominada de “Caravela”.

De acordo com o ministro das Pescas, a pequena embarcação de fiscalização vai ser colocada no posto avançado de fiscalização, no setor de Caravela, região de Bolama/Bijagós, para reforçar o combate a pesca ilegal e não declarada, nas águas territoriais do país.

“O combate à pesca ilegal além de ser um dos focos do Executivo neste curto espaço de tempo em função é  igualmente um ato de soberania, por isso, o Ministério das Pescas deve ter a capacidade para fiscalizar a pesca desenfreada e sem respeito à normas do país”, frisou Abel Gomes da Silva.

Lamentou o atraso na disponibilização das  embarcações, prevista para final de Março  passado, pela Empresa Guiné Marítima-Investimento, que só agora conseguiu entregar uma.

Abel da Silva disse esperar que a empresa diligencie  para proceder , o mais depressa possível, a entrega das restantes embarcações, para que o Ministério  possa,  não só dinamizar os postos avançados, mas também  reforçar a sua capacidade de fiscalização marítima.

Por outro lado, o ministro falou da necessidade de reforçar  o abastecimento do mercado nacional e de redinamização da pesca artesanal, através da instalação de câmaras frigoríficos nos polos de  desenvolvimento da Pesca artesanal  do país, cujas as infraestruturas já foram construídas.

Abel Gomes da Silva prometeu, para breve, a realização de uma visita aos  locais  identificados para construção dos polos de Pesca artesanal,  no sector de Caio, região de Cacheu.

Estão previstas a  construção dos  polos de desenvolvimento de pesca artesanal em  oito localidades do país, nomeadamente nos sectores de Bolama, Biombo, Buba, Bubaque, Cacheu, Caio, Uracam, e Cacine. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário