quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Politica/Ex-presidente da República convida líderes  políticos para trabalharem para a paz nacional

Bissau, 17 Set 25 (ANG) – O Ex-presidente da República José Mário Vaz  convida os lideres políticos guineenses a trabalharem para a  paz, tranquilidade , estabilidade e liberdade na Guiné-Bissau.

O  convite  foi lançado,  terça-feira, no final de um encontro com alguns líderes políticos guineenses, nomeadamente o Presidente do Partido da Convergência Nacional para a Liberdade e o Desenvolvimento da Guiné-Bissau (COLIDE-GB) Juliano Fernandes, do Partido Social de Trabalhadores (PST) Sene Bacai Cassamá, do Coordenador do Movimento Social Democrático, Nelson Meta Mané (MSD) e do Presidente do Partido do Povo (PDP) N´duta Nhinte Carungal, com os quais analisou a  atual situação politica do país.

Mário Vaz disse que  a  paz, estabilidade, tranquilidade e liberdade são  elementos importantes para o país, sendo estas as questões discutidas durante o encontro decorrido na sua residência em Bissau..

Vaz prevê mais encontros de gênero com líderes de outras formações políticas “em busca de soluções, uma vez que nos próximos tempos vamos ter eleições legislativa e presidenciais”.

Sobre eventual criação de  uma coligação entre os partidos que participaram nesse encontro, José Mário Vaz disse que não foi objeto de discussão.

Perguntado se vai apresentar candidatura ao cargo de Presidente da Republica disse também que não, mas que em função dos diálogos mantidos  com partidos, não se sabe no que pode resultar.

A saida desse encontro, o líder do Partido da Convergência Nacional para a Liberdade e o Desenvolvimento da Guiné-Bissau (COLIDE-GB) Juliano Fernandes revelou que nos últimos tempos estabelece contactos com personalidades e atores indispensáveis no cenário politico nacional, mas também com formações politicas e organizações da sociedade civil, para, em conjunto, trocar opiniões sobre situação do país.

“Para que cada um, de acordo com as suas condições e capacidades
, trabalhar para a construção do país”, disse.

Fernandes acrescentou  que é importante encontrar um espaço  para troca de opiniões que contribuam para melhorar aquilo que aconteceu até aqui no país. ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário