quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Camarões/Tensão invade  o país antes da proclamação do resultado das presidenciais

Bissau, 22 Out 25 (ANG) - Os Camarões estão mergulhados na polémica pós-eleitoral, os resultados oficiais das presidenciais de 12 de Outubro vão ser anunciados esta quinta-feira e a tensão é palpável depois de uma jornada de terça-feira que registou actos de violência nas cidades de Iaundé, Duala e Garua.

polícia dispersou manifestações de apoio do candidato Issa Tchiroma Bakary. O antigo ministro do Emprego autoproclamou-se vencedor do escrutínio na noite de domingo. Horas depois começaram a circular resultados diferentes nas redes sociais, alegadamente provenientes do relatório que a comissão eleitoral transmitiu ao Conselho Constitucional. Os alegados resultados provisórios dão a vitória a presidente cessante, Paul Biya. O político nonagenário está no poder há 43 anos.

Os confrontos provocaram uma morte, uma professora primária vítima de uma bala perdida, na cidade de Garua, feudo do autoproclamado vencedor, Issa Tchiroma Bakary. A informação foi avançada pelo portal "lebledparle.com".

Conselho Constitucional rejeitou os oito recursos apresentados a exame e que tinham como objectivo anular o sufrágio de 12 de Outubro. O país espera agora a proclamação dos resultados oficiais da eleição presidencial.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário