terça-feira, 18 de novembro de 2025

Eleições Gerais/ Direção Geral da INACEP entrega oficialmente à CNE os  Boletins de voto para as eleições de 23 de novembro

Bissau, 18 Nov 25(ANG) – A Direção Geral da Imprensa Nacional (INACEP), procedeu hoje a entrega oficial de dois milhões e 400 mil boletins de voto à Comissão Nacional de Eleições(CNE) para as eleições gerais do dia 23 de novembro  e que serão distribuídos para os 29 Círculos Eleitorais incluindo a diáspora Europa e África.

No ato,  o Diretor-Geral da INACEP, Leónico
Pereira Tavares  disse que dentre os materiais ora entregues estão as Atas Sínteses, de Apuramento, lista de descarga e outros.

Tavares, lembrou que nos dois milhões e 400 mil boletins está dividido entre eleições presidenciais e legislativas.

Por sua vez, o Secretário Executivo Adjunto da Comissão Nacional das Eleições(CNE) disse que os trabalhos foram bem feitos pelos técnicos da INACEP e entregues a tempo, e a qualidade dos boletins está como foi aprovado previamente na Plenária da CNE, onde todos os representantes dos candidatos, dos partidos e da coligação estiveram presentes e deram um OK.

Questionado se estão prontos para realizar as eleições na data marcada Idrissa Djaló, respondeu que sim, pois já entregaram todos os materiais nas Comissões Regionais das Eleições(CRE) e estes estão a formar seus Kits para as Assembleias de Votos em todo o território nacional e na diáspora.

Djaló, revelou que no dia 23 de novembro, 966 mil e 125 eleitores serão chamados para escolherem novo Presidente da República e novos deputados do parlamento.

Questionado sobre a especulação de que nos Boletins de voto para as Legislativa só consta um único partido concorrente, respondeu que não corresponde a verdade, mas sim, existem Círculos Eleitorais onde existe só um partido concorrente admitido, frisando que, mas também previamente existia partidos que não concorrem em todos os Círculos.

“Como é habitual estrategicamente os partidos escolhem Círculos onde têm mais números de eleitores para concorrer,” frisou. 

De lembrar que desde início de produção de Boletins de Voto na Imprensa Nacional(INACEP) no passado dia 27 de outubro do ano em curso, sempre estão presentes os representantes  dos Candidatos, Partidos ou Coligação, Polícia Judiciária,  Segurança de Estado, Poder Judicial, se houver  uma falha técnica na impressão os papeis  são incinerados à frente de todos.

A INACEP iniciou os trabalhos de impressão de Boletins para as eleições presidenciais e legislativas no dia 27 de outubro e terminou hoje 18 de novembro de 2025.ANG/JD/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário