sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Eleições gerais / Fernando Dias encerra campanha com apelo à unidade nacional e promessa de restaurar ordem constitucional

Bissau, 21 Nov 25 (ANG) - O candidato presidencial suportado pelo PAIGC, Fernando Dias da Costa, encerrou, esta sexta-feira, o último comício da sua campanha eleitoral, no Campo de Rádio, no Bairro Militar, em Bissau, com apelo à unidade nacional e promessa de restaurar a ordem constitucional.

Perante milhares de apoiantes e diversas figuras políticas que declararam apoio à sua candidatura para as eleições de 23 de Novembro, Dias pediu voto massivo na sua candidatura “para repor à liberdade no país”.

Agradeceu o apoio recebido em todas as regiões do país e afirmou ser a “aposta do povo guineense”.

Comprometeu-se a garantir a estabilidade e a não interferir nos órgãos de soberania, prometendo restaurar a ordem constitucional “tal como estava”, caso for eleito.

O candidato assegurou que dará prioridade à paz, unidade nacional e respeito pelas leis do país, e disse  que não permitirá interferências no Supremo Tribunal de Justiça, no poder legislativo ou no governo.

Dias destacou que a sua agenda política inclui soluções para problemas estruturais como a falta de escolas, unidades de saúde, estradas e o combate à fome.

Prometeu ainda pôr fim à tortura,  prisão arbitrária e nomeações baseadas em afinidades políticas ou familiares, defendendo concursos públicos para o desempenho da função na administração pública.

No domínio da política externa, Fernando Dias assegurou que vai fortalecer relações com organizações internacionais como a ONU, União Africana, União Europeia, Comunidade Económica dos Estado da Africa Ocidental (CEDEAO) e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de reforçar laços bilaterais com Portugal, Senegal, Gâmbia e Guiné-Conacri.

Sobre as Forças Armadas, prometeu resolver desigualdades internas em termos de promoções e encontrar soluções para problemas salariais que afetam agentes ( auxiliares) do Ministério do Interior.

Fernando Dias pediu aos seus apoiantes para comparecerem cedo nas Assembleias de Voto e colaborarem com os fiscais de mesa.

Disse ainda as operadoras de telecomunicações para que não interfiram em assuntos políticos.

O candidato disse
que  caso seja confirmado vencedor no dia 23, governará para “restabelecer a democracia e promover a boa imagem da Guiné-Bissau no concerto das nações”.

Em nome das mulheres, Joana Cobdé Nhanca afirmou que a presença no comício de “grande número de apoiantes”  é sinal de vitória de Dias e reforçou o apelo à  “liberdade” para o país.

Outros intervenientes, como o presidente em exercício da coligação Aliança Patriótica Inclusiva(API-Cabaz Garandi), Jorge Fernandes, destacaram que a liberdade nacional “está em causa”, e defendeu  a união da juventude para “recuperar a democracia”.

O porta-voz dos candidatos que desistiram a favor de Fernando Dias, Siga Batista reafirmou que os problemas do país “são comuns” e que, por isso, a solução também deve ser coletiva.

O vice-coordenador da Coligação PAI-Terra Ranka, Agnelo Regala exortou os apoiantes no sentido de começarem a reflexão ainda hoje para tomada da melhor decisão.

O Director Nacional da Campanha de Fernando Dias da Costa, Mário Sambé agradeceu o apoio  da Coligação PAI-Terra Ranca e do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) à candidatura de Dias e pediu vigilância redobrada dos fiscais para evitar  fraudes no processo eleitoral.

O evento contou com a presença de dirigentes de diferentes formações políticas, nomeadamente de  Batista Té, Rolando da Silva, José António Cruz Almeida, Danilson Gomes, Otávio Alves, Lourenço Gomes, Teadora Inácia Gomes,  Garcia Bifa Bideta, Jorge Malú, Domingos Malú, António Artur Sanhá, Djibril Baldé, Victor Mandinga, Joana Cobde Nhanca, Vicente Fernandes, Abdu Mané, Geraldo Martins, Lassana Fati, Califa Seidi, Jorge Fernandes e Mário Fambé, entre outros. ANG/ LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário