quinta-feira, 20 de novembro de 2025

    EUA/Donald Trump defendeu Mohammed bin Salman no caso Khashoggi

 Bissau, 20 Nov 25 (ANG) - O príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman realizou a sua primeira visita a Washington desde 2018, ano em que acabou por falecer o jornalista Jamal Khashoggi, que residia nos Estados Unidos e criticava o poder saudita.

A visita oficial do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman aos Estados Unidos, em que vários acordos foram assinados, nomeadamente em relação ao nuclear civil, à defesa e à venda de aviões de caçafoi marcada por uma pergunta de uma jornalista do canal televisivo ABC sobre o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, acabou por defender o príncipe herdeiro na sua resposta.

Está a falar de alguém que foi extremamente controverso para muitas pessoas. Que goste ou não de Mohammed ben Salman, ocorreram certas coisas, mas ele não sabia de nada. Acho que podemos ficar por aqui, não pode incomodar o nosso convidado com perguntas deste género”.

O príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman também fez questão em responder e afirmou que foi um episódio “doloroso” para a Arábia Saudita.

Permita-me responder Senhor Presidente. É muito doloroso ouvir isto, pessoas que perderam a vida sem nenhuma razão ou sem ser por algo ilegal, foi doloroso para nós na Arábia Saudita. Nós tomámos todas as medidas necessárias para a investigação e melhorámos o nosso sistema para que nunca mais isso se reproduza. É doloroso, é um enorme erro e fazemos o nosso melhor para que isso não volte a acontecer”.

Recorde-se que o corpo de Jamal Khashoggi nunca foi encontradoRiade admitiu que o jornalista foi assassinado por agentes sauditas agindo por conta própria. Houve um julgamento em que cinco sauditas foram condenados à morte e três outros a penas de prisão, sendo que as penas capitais não foram executadas.

De notar que a viúva, Hanan Elatr Khashoggi, nas redes sociais, afirmou que, se o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman pede desculpas, tem de a encontrar, apresentar-lhe directamente as desculpas e indemnizá-la pela morte do marido.

Donald Trump, Presidente norte-americano, recebeu o príncipe herdeiro saudita na Casa Branca e também, noutra declaração, parabenizou-o pelo balanço “incrível no que diz respeito aos direitos humanos”.

De referir que o antigo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não mantinha boas relações com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário