quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Marrocos/ Conferência ministerial africana sobre Desarmamento, Desmobilização e Reintegração de crianças soldados inicia quinta-feira  em Rabat

Bissau, 19 Nov 25 (ANG)  – Marrocos acolherá na quinta-feira a Conferência Ministerial Africana sobre Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) de crianças-soldado, sob o tema "Construindo caminhos sustentáveis ​​para crianças afetadas por conflitos armados".

Primeira iniciativa do gênero no continente africano, este importante evento pretende ser um momento solene, uma etapa estruturante e um momento de impulso político para fortalecer a ação conjunta africana em prol da proteção infantil, dedicada à prevenção do recrutamento de crianças-soldado na África.

Diante da escalada dos conflitos e do crescente número de ameaças às crianças, esta Conferência surge como uma resposta urgente aos novos desafios relacionados ao surgimento de grupos armados transnacionais, ao deslocamento em massa, ao recrutamento cibernético e ao agravamento das vulnerabilidades das comunidades em África.

Isso ocorre num contexto em que a África continua sendo um dos continentes mais afetados pelo fenômeno, o que exige uma mobilização renovada e coordenada.

Com isso em mente, esta Conferência visa criar um forte impulso político em torno da luta contra o recrutamento de crianças em conflitos armados, fortalecer a cooperação regional e lançar as bases para um futuro instrumento jurídico africano dedicado ao Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) de crianças-soldado.

Tem como objetivo também promover abordagens holísticas para a reintegração, integrando educação, saúde mental, apoio familiar e integração socioeconômica, além de incentivar uma dinâmica de pesquisa e compartilhamento de conhecimento especializado.

A realização deste evento em Rabat demonstra o compromisso de Marrocos com a paz, a segurança e a proteção das crianças em África.

Com seu compromisso de longa data com a paz e a estabilidade, sua experiência em proteção infantil e suas ações para fortalecer as capacidades africanas, Marrocos oferece um cenário natural para sediar esta Conferência.

A Conferência de Rabat aspira, portanto, a inaugurar uma nova etapa na luta contra o recrutamento de crianças-soldado, uma etapa mais coordenada, mais ambiciosa e mais enraizada nas realidades do continente.ANG/Faapa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário