Golpe
de Estado/Nigéria autoriza
proteção a Fernando Dias da Costa na Guiné-Bissau
Bissau, 01 Dez 25(ANG) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria solicitou formalmente à Comissão da CEDEAO a garantia de proteção e segurança para o candidato presidencial Fernando Dias da Costa, alegando ameaças iminentes contra a sua integridade física.
De acordo com a carta enviada ao presidente da Comissão da CEDEAO, o chefe de Estado nigeriano Bola Ahmed Tinubu aprovou que Fernando Dias da Costa seja acolhido nas instalações da Embaixada da Nigéria em Bissau, como medida preventiva para assegurar a sua proteção e reforçar o compromisso nigeriano com a defesa da democracia e da vontade soberana do povo guineense.
O documento pede ainda que a CEDEAO mobilize, urgentemente, a Missão de Apoio à Estabilização na Guiné-Bissau, a fim de reforçar a segurança do candidato dentro das instalações diplomáticas nigerianas.
Desde o golpe de Estado, Fernando Dias encontra se em local incerto, temendo pela sua integridade física.
Uma delegação de alto nível da CEDEAO está em Bissau para contactos com as autoridades de transição , com o objetivo de encontrar alternativas viáveis que permitam a conclusão do processo eleitoral e, consequentemente, a divulgação dos resultados das eleições de 23 de Novembro.ANG/𝑹á𝒅𝒊𝒐 𝑽𝒐𝒛 𝒅𝒆 𝑬𝒔𝒑𝒆𝒓𝒂𝒏ç𝒂

Sem comentários:
Enviar um comentário