quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Pessoas com Deficiência/Comitê Paralímpico  critica  falta de infraestruturas desportivas inclusivas no país

Bissau, 03 Dez 25 (ANG) - O Presidente do Comitê Paralímpico da Guiné-Bissau (CPGB) criticou esta quarta-feira a inexistência de infraestruturas desportiva inclusiva adquiridas pelo Governo, para facilitar a prática de desporto por  pessoas com deficiência.

Júlio Mamadu Camará falava em entrevista  à Rádio Popular FM sobre o  Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala hoje.

Camará salientou que, em pleno século XXI, o Governo da Guiné-Bissau não adquiriu se quer uma infraestrutura desportiva inclusiva.

Disse que dispõem de uma , graças aos
seus esforços, e que funciona  na Escola Nacional da Educação Física e Desportos (ENEFD).

“Em muitos países do mundo, os deficientes na cadeira de rodas não precisam de apoios para ir ao ginásio. Achas que podemos praticar basquetebol no Lino Correia? Como podemos lá chegar? Isso dificulta e nos limita”, disse aquele responsável.

Por outro lado, Júlio defendeu a necessidade de uma aproximação e afeto do Governo para com as pessoas limitadas (deficientes) de modo à   aumentar as suas autoestimas e  lhes fazer  se sentir melhor na sociedade ou comunidade em que se encontram inseridas.

Defendeu  que o Governo deveria ir sempre ao encontro das Pessoas com Deficiências, para saber das suas dificuldades.

O Presidente do CPGB revelou que, este ano, não  haverá qualquer atividade desportiva’ alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência por parte da instituição que dirige, justificando que a decisão se deve  à falta de interesse do Governo às  pessoas com  necessidades especiais no país.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado anualmente a 03 de dezembro. A data foi adotada pelas Organizações das Unidas (ONU) desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos seus direitos e o bem estar das mesmas, procurando também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. ANG/AALS/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário