Património histórico/Ministro da Educação exalta importância de preservação do Património Documental Nacional
Bissau, 11 Nov 20 (ANG) - O ministro da Educação Nacional e Ensino Superior prometeu na terca-feira fazer de tudo no sentido de salvaguardar e preservar o Património Documental sob tutela do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas(INEP).
Segundo uma nota informativa de Gabinete de Relações Públicas e Comunicação daquela instituição, à que a ANG teve acesso hoje, Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, fez a referida promessa ao presidir a cerimónia de recepção dos equipamentos de alta tecnologia digital para preservação da memória nacional para a paz sustentável na Guine Bissau ao INEP.
O governante defendeu a necessidade de criação e reforço das bases jurídicas e institucionais, para garantir a recolha, conservação, gestão e acesso do acervo documental de interesse nacional, garantindo, desta forma, o acesso permanente dos cidadãos a este “património de valor imensurável.
O titular da pasta da Educação afirmou que a sua presença no acto e dos membros do Governo testemunha o interesse do Governo em exortar a Sociedade Guineense em geral, Bibliotecários, Arquivistas e documentalistas em particular, no sentido de manterem mobilizados na tarefa de salvaguardar e preservar o Património Documental da Pátria de Guiné-Bissau.
Aricene Baldé sustentou que os desafios do país são imensos e que interpelam a todos, razão pela qual apela aos cidadãos guineenses e amigos do país para não pouparem esforços na missão de mudar, pela positiva, a pátria de Cabral.
Em relação aos equipamentos , Baldé manifestou a sua convicção de que, os equipamentos adquiridos pelo INEP irão reforçar a capacidade da Biblioteca Pública Nacional para implementar actividades de salvaguarda do Património Documental Nacional, um dos factores fundamentais para promover o desenvolvimento social, económico e cultural do país.
O ministro da Educação disse que o Governo vai acompanhar o INEP no esforço de preservar o Património Documental Guineense colocando todos os recursos necessários, na medida do possível, a disposição da Biblioteca Pública Nacional e dos arquivos Históricos para o cumprimento cabal das suas missões, e promete a centralização de todos os documentos que são do interesse do país para a sua digitalização e disponibilização a partir do INEP.
Por outro lado, Jibirilo Baldé aproveitou a ocasião para solicitar aos membros do Governo das áreas da Função Pública, da Administração Territorial, da Cultura e da Comunicação Social, a orientação e a disponibilização dos serviços, departamentos e Instituições que tutelam, no sentido de colaborarem com o INEP na recolha de todos documentos que constituem a História e memória colectiva da Guiné-Bissau.
Presentes
na cerimónia estiveram alguns membros de
governo, representantes da Comunidade Internacional, Sociedade Civil, e
partidos com Assento Parlamentar. ANG/AALS/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário