segunda-feira, 21 de março de 2022


Segurança pública
/Secretário de Estado da Ordem Pública escusou-se de falar sobre rapto de pessoas por forças da ordem

Bissau, 21 Mar 22 ( ANG) -  O Secretário de Estado da Ordem Pública escusou-se Domingo de falar de rapto de pessoas, nomeadamente do ativista do Movimento de Cidadãos Inconformados, Sana Canté, alegadamente por forças da ordem, ocorrido recentemente,em Bissau.

Segundo a RDN, Augusto Fernando Cabi foi confrontado com a denúncia de rapto de Sana Canté  na cerimónia de encerramento do Fórum da Juventude da região de Cacheu sobre  a Segurança,realizado Domingo, em Canchungo.

Aquele dirigente escusou-se a falar dos raptos e espancamentos das pessoas por parte das  forças de segurança, preferindo falar sobre o roubo de gados que diz estar a criar mais problemas a sua instituição.

Cabi manifestou as dificuldades que as autoridades policiais  enfrentam no combate ao roubo de gado que tem estado a provocar vítimas mortais em Cacheu, Norte da Guiné-Bissau, entre os proprietários de gados bovino.

Augusto Cabi procedeu, na ocasião, a entrega de algumas motos as forças  de segurança locais para faciltar a mobilidade no terreno.

Segundo o  presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos(LGDH), Augusto Mário Silva o fórum sobre segurança visou  a definição de um plano para o reforço da segurança não só na região de Cacheu assim como em todo o país.

O presidente da LGDH reiterou  o apelo as autoridades competentes no sentido de reforçarem as condições de trabalho  dos agentes de forças de segurança na zona norte.

 O Conselho Regional da Juventude  da Região de Cacheu, na voz de seu presidente Deusa da Silva  recomendou a  criação de mecanismos eficazes de controlo de armas e munições de Estado, e criação de condições para o funcionamento de escolas de formação das forças de defesa e segurança e de esquadras modelo em todo o território nacional.

Recomendou ainda o  policiamento comunitário para reforçar a confiança entre a população e as forças de defesa e segurança, criação de esquadras de polícia em função das zonas de risco devidamente identificadas, criação de mecanismos de idenficação dos gados bovinos, de forma a combater roubo, e adopção de um plano específico de combate ao roubo de gados, em especial na região de Cacheu.

Os participantes do Fórum Nacional sobre  Segurança, Justiça e Paz recomendaram ainda o reforço de patrulhamento permanente nas zonas de risco e a  criação de unidade específica de proteção dos direitos das mulheres e das crianças. ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário