Saúde/ Jornalistas recomendam Governo implementação de Saúde Sexual Reprodutiva no Currículo Escolar
Bissau, 17 Out 24(ANG) – Os
Jornalistas recomendaram esta quarta-feira ao Governo a implementação de Saúde
Sexual Reprodutiva e Planeamento Familiar no Currículo Escolar Guineense.
A recomendação lida na voz
de uma das formandas, Aissatú Sidibé, na
qual pediu a todos os participantes para
contruibuir na expansão de Saúde Sexual Reprodutiva dos adolescentes, jovens e
adultos, para a mudança de mentalidade, desde Planeamento Familiar, Saúde
Sexual Reprodutiva, Prevenção, Aborto,
Causas e Consequências das
Infecções Sexualmente Transmissível(IST).
Os participantes pediram ainda mais ações de formações do género para
jornalistas em matéria de Saúde Sexual Reprodutiva e Planeamento Familiar, bem
como mais ações de formações para
as pessoas nas comunidades através das associações e organizações de base.
O apoio de programas de saúde
reprodutiva nas diferentes órgãos de Comunicação Social, em particular nas
Rádios Comunitárias, a criação de incentivos aos apresentadores dos programas,
sobre Saúde Sexual Reprodutiva nos órgãos de comunicação social, foram outros
pontos constantes nas recomendações finais.
Os participantes apelaram o
Governo através da AGUIBEF, na implementação de conteúdo de Saúde Sexual Reprodutiva
no Currículo Escolar, o engajamento do executivo, na diminuição ou erradicação
de Tababá (tabaco) que está a ser usada demasiada pelas mulheres e que favorece
graves riscos de saúde.
Por sua vez, o Diretor de Programação
da AGUIBEF, afirmou que a referida acção de formação enquadra-se num
projeto regional que teve início desde Maio último e terá duração de
seis anos e o seu objetivo principal é de oferecer serviços de Saúde Sexual Reprodutiva,
incluindo aborto seguro e tem o componente de Comunicação para promover direitos sexuais e reprodutivas.
Sanca Nabutan, revelou que,
no quadro de divulgação dos direitos sexuais, promoveram esta formação para os trinta jornalistas, para de forma a informar e
sensibilizar as populações de forma fidedigna, clara e sem preconceitos.ANG/JD/ÂC
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