quinta-feira, 24 de abril de 2025

Sociedade/Governo promove “Workshop” para  criação de sistema de Gestão de Casos de Proteção da Criança

Bissau, 24 Abr 25 (ANG) – O Governo, através do Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social (MMFSS), e em parceria com o Instituto de Mulher e Criança (IMC) e demais parceiros, promoveu hoje um “Workshop” para a criação de um sistema de Gestão de Casos de Proteção da Criança.

Durante essa troca de ideias e de experiências, os participantes vão  debater  sobre a Visão Geral do Sistema de Gestão de Casos de Proteção de Crianças.

Ao presidir a cerimónia de abertura, a Presidente do Instituto de Mulher e Criança (IMC) Edineuza Lopes da Cruz Figueiredo,  em representação da Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social Maria Inácia Có Mendes Sanhá , disse  que, para honrar o compromisso assumido com a Convenção de Direito da Criança (CDC), o Governo com ajuda dos seus parceiros, promoveu o referido “Workshop”, para criar um sistema de dados, que futuramente vai harmonizar todas as informações recolhidas, através dos serviços que atuam no setor.

Questionada sobre a real situação em que se encontra as crianças no país, Edineuza Lopes da Cruz Figueiredo disse que o Governo, através do ministério de tutela, e outras organizações que trabalham neste domínio, não têm poupado esforços na sensibilização da população sobre os direitos das criança, e como lidar com elas.

“Podemos dizer que é um processo que está longe de acabar, porque de acordo com os trabalhos feitos no terreno, chegamos a conclusão que muitos conseguiram compreender as medidas impostas para a defesa das crianças, mas na verdade, a maioria ainda estão longe de compreender estas medidas,” sublinhou a Presidente de IMC.

Segundo ela, os esforços neste domínio ainda continuam , as comunidades continuam a ser sensibilizadas, e os próprios pais e encarregados de educação também recebem sensibilizações para poderem cuidar melhor dos seus filhos.

“A nossa missão é identificar  casos de violação dos direitos das crianças, de seguida, em caso de deteção  de alguns casos isolados, sigilosamente passamos a informação à justiça, e cabe à justiça  prosseguir com a investigação do assunto, e tomar medidas contra o infrator”, disse a responsável.

Em representação do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) Catia da Costa, defendeu que o sistema adotada pelo Governo para a proteção dos direitos das crianças, ajuda a coordenar os serviços de proteção, uma vez que coloca a criança no centro do sistema de proteção. 
ANG/LLA//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário