terça-feira, 16 de setembro de 2025

Educação/Ministro promete acompanhar harmonização do currículo escolar para melhoria do ensino no país

Bissau, 16 Set 25 (ANG) – O ministro da Educação, Ensino Superior e Investigação Cientifica disse que a instituição que dirige vai acompanhar e seguir todos os trabalhos nas escolas para garantir que a harmonização curricular seja bem implementada, no sentido de garantir que os alunos não tenham dificuldades caso queiram transferir duma escola para outra, mesmo no decorrer do ano lectivo.

Queba Jaité, que falava na, segunda-feira, no ato de abertura do ateliê de Harmonização Curricular, promovido pelo Ministério da Educação com apoio técnico  da Fundação Fê e Cooperação (FEC) e do Instituto Politécnico de Setúbal, disse esperar que os cinco dias de ateliê produzam resultados capazes de servir para o  melhoramento do currículo escolar.

O referido ateliê, com a duração de cinco dias, tem como objetivo alinhar os conteúdos e métodos de ensino para melhorar a qualidade da educação básica no país.

Segundo o  Director-geral da Escola Superior de Educação, Djuldé Camará, o ateliê de harmonização do currículo escolar vai disponibilizar aos docentes ferramentas e conhecimentos necessários para fortalecerem as práticas pedagógicas.

“Esse processo de harmonização começou com apoio da FEC , na Unidade Escolar 17 de Fevereiro como um projecto piloto, hoje estamos a iniciar uma nova era de expansão para Unidade de Ensino Superior da Educação (ESE), com o  mesmo perfil de saída profissional”, disse.

Camará sublinhou   que a capacitação não é um objectivo isolado, mas sim  um processo continuo que deve envolver todos aspectos das  práticas pedagógicas.

“O ateliê é apenas um ponto de partida de caminho longo que trilharam juntos, pelo que é fundamental que cada um aproveite, no máximo, oportunidade de aprendizagem  durante os dias da formação”, disse.

Aquele responsável destacou a missão da Escola Superior de Educação de preparar os profissionais, não apenas para transmitem conhecimentos, mas  que também levam os alunos a terem pensamentos  críticos.

Djuldé Camará realçou que a harmonização curricular é um processo estratégico e essencial no sector da educação, sobretudo quando envolve  instituições que partilham a  missão formativa. ANG/MI/ÂC//SG 

 

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