Educação/Ministro promete acompanhar harmonização do
currículo escolar para melhoria do ensino no país
Bissau,
16 Set 25 (ANG) – O ministro da Educação, Ensino Superior e Investigação
Cientifica disse que a instituição que dirige vai acompanhar e seguir todos os
trabalhos nas escolas para garantir que a harmonização curricular seja bem
implementada, no sentido de garantir que os alunos não tenham dificuldades caso
queiram transferir duma escola para outra, mesmo no decorrer do ano lectivo.
Queba Jaité,
que falava na, segunda-feira, no ato de abertura do ateliê de Harmonização
Curricular, promovido pelo Ministério da Educação com apoio técnico da Fundação Fê e Cooperação (FEC) e do
Instituto Politécnico de Setúbal, disse esperar que os cinco dias de ateliê
produzam resultados capazes de servir para o melhoramento do currículo escolar.
O
referido ateliê, com a duração de cinco dias, tem como objetivo alinhar os conteúdos
e métodos de ensino para melhorar a qualidade da educação básica no país.
Segundo
o Director-geral da Escola Superior de
Educação, Djuldé Camará, o ateliê de harmonização do currículo escolar vai disponibilizar
aos docentes ferramentas e conhecimentos necessários para fortalecerem as
práticas pedagógicas.
“Esse
processo de harmonização começou com apoio da FEC , na Unidade Escolar 17 de
Fevereiro como um projecto piloto, hoje estamos a iniciar uma nova era de
expansão para Unidade de Ensino Superior da Educação (ESE), com o mesmo perfil de saída profissional”, disse.
Camará
sublinhou que a capacitação não é um objectivo isolado,
mas sim um processo continuo que deve
envolver todos aspectos das práticas
pedagógicas.
“O
ateliê é apenas um ponto de partida de caminho longo que trilharam juntos, pelo
que é fundamental que cada um aproveite, no máximo, oportunidade de
aprendizagem durante os dias da formação”,
disse.
Aquele
responsável destacou a missão da Escola Superior de Educação de preparar os
profissionais, não apenas para transmitem conhecimentos, mas que também levam os alunos a terem pensamentos críticos.
Djuldé
Camará realçou que a harmonização curricular é um processo estratégico e
essencial no sector da educação, sobretudo quando envolve instituições que partilham a missão formativa. ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:
Enviar um comentário