quinta-feira, 17 de abril de 2025

Tráfico de drogas/ Governo diz que  transferência de quatro estrangeiros condenados para os EUA  decorre no âmbito de cooperação judicial entre os dois países

Bissau,17 Abr 25 (ANG) – O Governo guineense declarou, em comunicado, que  a transferência para os Estados Unidos da América(EUA) de quatro estrangeiros condenados a  17 anos de prisão no país, por tráfico de drogas,  no âmbito da “Operação Landing”, decorreu no âmbito da cooperação entre os dois países.

 O referido acordo, segundo o Comunicado à imprensa do Executivo, à que a ANG teve acesso hoje, visa fortalecer o combate à criminalidade organizada transnacional, especialmente ao tráfico internacional de estupefacientes.

No documento, o Executivo refere que os  condenados transferidos enfrentarão processos judiciais adicionais nos Estados Unidas, em cumprimento do acordo de cooperação judiciária em vigor  entre a Guiné-Bissau e os EUA.

“A transferência evidencia a firme determinação das autoridades guineenses de  combater eficazmente o tráfico de drogas e outras formas de criminalidade”, refere o comunicado.

A Operação Landing desencadeada pela Polícia Judiciária, em Dezembro de 2024, resultou na apreensão de 2,6 toneladas de cocaína e de cinco cidadãos da América do Sul, sendo dois mexicanos, um colombiano ,um cidadão do Equador e um brasileiro(Marlos Balcaçar), que falecera em Bissau, por doença, no Hospital Nacional Simão Mendes, no 03 de Março passado. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário